No segundo dia de palestras do Seminário de Pauta 2013, realizado pelo Sindpd, foi a vez do ex-jogador de basquete da seleção brasileira Oscar Schmidt dar a sua contribuição para o evento. A palestra de Oscar foi pautada pelo bom humor e por momentos marcantes. Com fotos e vídeos engraçados sobre sua carreira, família e infância, o ex-jogador contou um pouco da vida e como começou a carreira.
De maneira descontraída, Oscar expôs à plateia os cincos valores, que, segundo ele, são essenciais para que qualquer pessoa tenha sucesso. O primeiro deles foi a "visão", saber o que se quer e destinar o foco para este objetivo, além, é claro, de empenho. Em seguida, o palestrante falou sobre "decisão", que envolve as escolhas que cada um faz para chegar à conquista de seus maiores sonhos.
No terceiro tema, o "time", o ex-jogador falou sobre a importância do apoio daqueles que nos cercam. "Você só vai vencer se tiver time, equipe, pessoas trabalhando com você. Escolhas, decisões e atitudes diferentes; todos com o mesmo objetivo: vencer", explicou Oscar Schmidt.
Como quarto valor, o palestrante falou sobre a importância da "obstinação". Para ele, uma pessoa obstinada é também determinada e, acima de tudo, tem coragem de seguir em frente e lutar pelo seu objetivo. "Todo obstinado sempre quer ser o melhor e nunca se contenta com o que tem", pontuou Oscar, reforçando a importância do preparo e do treinamento em suas conquistas.
A "paixão" foi o quinto valor defendido pelo palestrante como sendo o motor que move as pessoas. O ex-jogador afirmou que o segredo do sucesso é trabalhar para vencer e por prazer. Além disso, citou a seleção brasileira de basquete como uma de suas grandes paixões.
Em vários momentos, a plateia foi às gargalhadas com as brincadeiras do ex-atleta e se mostrou muito receptiva e interessada na experiência de vida de Oscar. Vídeos marcantes foram mostrados pelo palestrante, em especial o da vitória do Brasil contra os Estados Unidos nos jogos Pan-Americanos de 1987, realizados naquele país. Para Oscar Schmidt, o campeonato e a vitória brasileira contra um time, considerado por todos o grande favorito, foram a prova de que tudo o que se deseja com paixão e vontade pode, sim, ser conquistado. O ex-jogador falou sobre o seu patriotismo, não apenas em relação ao Brasil, mas em todos os sentidos e em todos os momentos. "Patriotismo pelo time, pela escola, por tudo o que nos cerca", declarou emocionado.
Ele salientou, ainda, a importância do sucesso da economia brasileira e o sacrifício do País para chegar ao patamar de 5ª maior economia do mundo. E, por isso, falou da importância de todos os brasileiros lutarem por suas conquistas. "Qualquer um pode ser um vencedor, em qualquer coisa que faça, apenas é preciso querer e fazer de tudo para tal. É preciso inventar, inovar", finalizou Oscar Schmidt dizendo que ninguém é obrigado a fazer o que ele faz pra fazer algo grande na vida, basta lutar pelos seus objetivos.
O dirigente do Sindiesp, Ronaldo de Souza Soares, considerou a palestra gratificante. "Sem palavras. Passou uma lição de vida, vontade de vencer e de superação para todos", disse. "Importante e comovente. Pegou no fundo. Temos que gostar daquilo que fazemos para termos sucesso. Estou até arrepiado, deu vontade de chorar", afirmou o diretor Gilvar Pereira de Brito.
,,,,,,,,,,,,