No início do mês de julho, os diretores da regional Jundiaí, Loide Mara e Abaitaguara do Amaral, realizaram duas assembleias com os trabalhadores da Companhia de Processamento de Jundiaí (CIJUN). Foi colocada em votação uma proposta referente ao plano de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) 2012 e outra em relação ao plano de saúde.
No dia 02 de julho os funcionários da empresa aprovaram, por unanimidade, o pagamento da PLR 2012. Será distribuído um valor fixo igual para todos os trabalhadores, independente do cargo. O benefício será divido em duas parcelas, sendo a primeira quitada em 31 de julho e a segunda até 30 de dezembro deste ano. Para a PLR 2013 a diretoria da CIJUN está elaborando um plano de metas que será debatido com a comissão de empregados e, posteriormente, apresentado ao Sindpd.
O trabalho dos diretores do Sindpd foi fundamental para a implantação da PLR, uma vez que a CIJUN não havia apresentado proposta para pagar o benefício. Loide Mara e Abaitaguara do Amaral esclareceram para a direção da companhia que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos trabalhadores de TI prevê que todas as empresas da base com mais de 40 empregados devem apresentar proposta. A direção argumentou que por ser uma empresa de economia mista (administrada por órgãos do poder público e também pela iniciativa privada) e não ter feito a provisão de pagamento dessa verba não foi possível apresentar um plano no ano passado.
A outra questão colocada em votação foi o cumprimento da CCT em relação ao plano de saúde. A Convenção garante ao trabalhador de TI um subsídio pago pela empresa de, no mínimo, 30% do valor gasto com o convênio. A CIJUN realizou uma pesquisa com todos os funcionários e constatou que a grande maioria já possuía o plano médico da Unimed. Como a empresa teve problemas para efetuar a licitação para contratação de uma operadora, foi feito uma média ponderada dos valores gastos pelos trabalhadores e foi proposto o pagamento de 30% desta média, sendo aprovado em assembleia por unanimidade. O reembolso será pago a partir de julho. Os valores retroativos referentes aos meses de janeiro a junho deste ano serão quitados até o final de 2013. Caso o plano de saúde da Unimed faça correções nos preços a partir de setembro/2013 a CIJUN corrigirá o valor do subsídio.
,,,,