Desde o início do mês de agosto, o sindicato realizou diversas assembleias de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em empresas de TI da grande São Paulo. Desta vez, os acordos realizados foram feitos nas empresas 4Linux; Grupo Metro; Netpartners; NorthgateArinso; Lodestone e Levitron. Obtendo êxito em todas as reuniões, as companhias e seus funcionários, com o intermédio do Sindpd, aprovaram novas métricas e, juntas, vão beneficiar mais de 600 trabalhadores da categoria.
4Linux
A assembleia realizada na 4Linux aconteceu na própria sede da empresa, na rua Vergueiro, e contou com a presença do diretor do Sindpd, Celso Lopes, além da comissão de trabalhadores composta pelos funcionários Ana Paula Alves de Lima, Leonardo Siqueira, Adriana de Almeida Braz, Priscila Sagio e Diego Santos Silva. A empresa, por já ter firmado acordos referente à PLR em anos anteriores, desta vez, garantiu a renovação das métricas e o pagamento poderá ser realizado em uma ou duas parcelas, sendo a primeira até 30 de março de 2014, e a segunda, até 30 de abril do mesmo ano. As métricas estabelecidas na renovação garantem a distribuição aos 70 funcionários se o resultado da divisão do lucro líquido pela receita líquida obtiver número acima de 1,99. Além disso, também serão considerados os índices individuais de comportamento e absenteísmo. Segundo o diretor do Sindpd, "foi feito um bom acordo, pois haverá uma porcentagem sobre o salário mais um valor fixo a ser discutido diretamente proporcional ao resultado da divisão", disse Lopes, e completou: "os funcionários estão confiantes de que a empresa conseguirá atingir resultados que permitam a distribuição". Ainda na reunião, Celso percebeu que os funcionários tinham muitas dúvidas quanto à Convenção Coletiva do Trabalho: "Durante a apresentação da nossa CCT, muitos deles [funcionários] achavam que nossos benefícios estavam previstos na lei, sendo que, infelizmente, muitas conquistas do Sindpd, como as Ausências Legais (Cláusula 40ª), por exemplo, são reivindicações exclusivas da nossa convenção", concluiu.
Grupo Metro
As empresas Metro Tecnologia, Metro Dados e Metro Sistemas, todas pertencentes do mesmo grupo, tiveram assembleia de PLR realizada na sede da empresa, na Alameda Santos, no último dia 14 de agosto. Também acostumada a aplicar PLR desde 2005, a empresa fechou acordo de renovação com seus 65 funcionários. Os pagamentos deverão ser feitos em uma única parcela, em até 31 de setembro deste ano e será referente ao exercício de 2012. As métricas estabelecidas no acordo garantem distribuição de 15% do lucro líquido daquele período. Na ocasião, estavam presentes a comissão de trabalhadores eleita pelos próprios funcionários e o diretor do Sindpd, Celso Lopes que considerou "tranquila e madura" a definição da assembleia. "Embora a empresa já possua um número de funcionários maior que 40, a companhia já vem praticando o programa muito antes da nossa Convenção Coletiva exigir", concluiu Lopes.
Netpartners
A Netpartners, empresa provedora de serviços na área de Business Inteligence (BI), planejamento empresarial e gerenciamento de sistemas, participou de uma assembleia de PLR feita na sede do próprio Sindpd com a comissão de trabalhadores e os diretores do Sindicato João Barreto e Sandra Bueno. O acordo respaldará o pagamento do direito aos 76 funcionários da seguinte forma: em duas parcelas, a primeira já foi paga em 31 de julho de 2013, e a segunda será quitada em 31 de janeiro de 2014. Segundo Barreto, "as negociações foram tranquilas, como a Netpartners renova os acordos todos os anos, já adquiriram práticas na elaboração", disse.
Northgate Arinso
No dia 16 de agosto, os diretores Edison Alexandre Galli e Sergio Elias Rosa concluíram mais um acordo de PLR. Em reunião realizada com a comissão de empregados e representantes da empresa Northgate Arinso foi firmado o acordo levando em consideração o resultado financeiro da companhia e também o desempenho individual do empregado. "Para a PLR deste ano conquistamos uma evolução muito boa em relação a anterior. A meta do faturamento é menor para facilitar o alcance e beneficiar ainda mais os trabalhadores", lembrou Edison Galli. Os 112 trabalhadores receberão o benefício em uma única parcela no dia 15/08/2014. Rosana Taboada Barreiro Dabus e Regiane Lina são as representantes dos trabalhadores na comissão de empregados. A NorthgateArinso é uma companhia multinacional de origem belga especializada em tecnologia para Recursos Humanos. Os principais clientes da empresa no Brasil são: Bosch, Bandeirante Energia, Braslo, JohnsonDiversey, Pirelli, Suzano Bahia-Sul, Gerdau, entre outros.
Lodestone
Em reunião realizada na sede da Lodestone Management Consultores, em 19 de agosto, o diretor do Sindpd, Edison Alexandre Galli, firmou um acordo de PLR que beneficiará os 97 funcionários da companhia. Edison Galli lembrou que a empresa implantou o sistema de pagamento de PLR no ano passado por sugestão do sindicato. "Até 2011 a Lodestone pagava bônus para os empregados, em 2012 sugerimos que adotassem a Participação nos Lucros e/ou Resultados, pois é mais vantajosa tanto para o funcionário quanto para empresa, uma vez que na PLR só incide imposto de renda para o benefício acima de R$6 mil reais e em escala progressiva", disse o diretor. O valor do benefício será baseado em porcentagens do salário de acordo com as metas estabelecidas pela empresa. O pagamento será feito em duas parcelas, a primeira no dia 31 de dezembro de 2013 e a segunda em 31 de julho de 2014. Os funcionários que participaram da comissão de trabalhadores foram: Maristela Bogaz Aguiar Ribeiro, Julio Cesar Minioli de Oliveira e Claudiney Tadeu da Silva.
Levitron Publicidade
Os trabalhadores da Levitron Publicidade aprovaram acordo de PLR referente ao ano de 2013. Os diretores do Sindpd, Paulo César de Almeida e Roberto Dantas, estiveram na sede da empresa para conduzir a votação e esclarecer dúvidas dos empregados. "Os funcionários aprovaram o acordo, pois consideraram as metas factíveis. A partir de qualquer lucro líquido e trabalhando de forma ativa e inovadora os empregados receberão o benefício", disse o diretor Paulo César. As metas estabelecidas são absenteísmo e implantação de ideias. O benefício será pago em duas parcelas, a primeira será creditada em 10 de setembro deste ano e a segunda no dia 10 março de 2014. Paulo César e Roberto Dantas também aproveitaram a ocasião para apresentar o sindicato e mostrar os benefícios exclusivos. Ao final da reunião, todos os funcionários se associaram ao Sindpd. A Levitron é uma empresa que atua no segmento da tecnologia digital, focando seu campo em design e criação digital, S.E.O, e-business, sistemas de automação de vendas, CRM e sistemas integrados sob demanda. Entre os principais clientes da companhia estão: Rotary International, Serasa Experian, Editora Abril e Ticket.
,
,
,