Desde o início do mês passado, o Sindpd realizou diversas assembleias para avaliar e aprovar propostas de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) em empresas da base. Entre as companhias que tiveram propostas aprovadas pelas comissões estão Eclipse, Atos, YKP, Smarttech e Fulano Marketing.
ECLIPSE
A assembleia realizada nas empresas Eclipse Consultoria e Teleinformática Ltda. e Eclipse Service Informática Ltda. aconteceu na sede do grupo, situado na Av. Kennedy, São Bernardo, região da grande São Paulo. A reunião contou com a presença dos diretores do Sindpd e a comissão dos representantes dos trabalhadores eleita democraticamente pelos próprios funcionários. De acordo com a assembleia, o pagamento da PLR referente ao ano de 2013 será feito em duas parcelas iguais, sendo a primeira em abril de 2014 e a segunda para setembro do mesmo ano.
As métricas estabelecidas no acordo serão calculadas sobre o valor igual ou superior a R$ 1 milhão, sofrendo descontos nos casos de falta não abonada; afastamento por mais de 15 dias; auxílio-doença e licença não remunerada.
Segundo Edison Galli, diretor do Sindpd de São Paulo, a negociação transcorreu de forma eficiente. "Já nos primeiros contatos que mantivemos com a empresa, notamos a pré-disposição da diretoria na assinatura do Acordo de PLR", disse. Além dele e do diretor Antonio Stolagli, estavam presentes a comissão formada pelos funcionários Adriana Mannini, Marco Antonio Soares Mota e Laís Maria dos Santos Silva.
ATOS
O acordo aprovado em assembleia para pagamento de PLR aos quase 800 trabalhadores da companhia foi definido no último dia 3 de outubro, na sede da empresa, na região da Lapa, zona oeste da capital. Trata-se do primeiro acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) firmado entre companhia e sindicato.
A comissão de representantes dos trabalhadores aprovou as métricas estabelecidas, que serão compostas entre o cumprimento de resultados financeiros e resultados de avaliação individual. Em relação ao pagamento, ficou definido que deverá ser feito em uma única parcela com data de março de 2014.
Segundo o diretor do Sindpd Celso Lopes, o primeiro passo foi dado. "Após muita negociação junto à direção da empresa, e com a efetiva participação da comissão, fechamos o acordo com a certeza de que poderemos melhorar os valores para os próximos anos, porém muito importante ressaltar o fato de ter instituído o conceito de PLR na filosofia empresa", completou.
YKP
A assembleia de PLR realizada na empresa aconteceu no último dia 4 de outubro e também significou um novo momento para os trabalhadores, uma vez que o acordo firmado entre sindicato e empresa garante, pela primeira vez, o direito ao recebimento da Participação nos Lucros e/ou Resultados da companhia aos seus 70 funcionários. O valor será referente ao ano de 2013 e o pagamento será feito em uma única parcela, no dia 28 de maio de 2014. A métrica estabelecida pela empresa contempla o cumprimento de metas já combinadas. Todos os trabalhadores estavam presentes na reunião, além dos diretores do Sindpd Isabella Tsai e Sergio Stolagli.
SMARTTECH
O acordo firmado entre o sindicato e a empresa Smarttech foi realizado em dois lugares simultâneos, na sede da companhia, em São Paulo, e no escritório de Holambra, interior do estado. A votação foi feita de forma tranquila e rápida por se tratar de uma renovação, uma vez que a empresa já pratica o pagamento de PLR aos seus 25 funcionários há alguns anos. Desta vez, a participação será paga em uma única parcela com data de pagamento para o dia 30 de maio de 2014, e será referente ao período trabalhado de 2013.
FULANO MARKETING
A empresa também renovou seu acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados no último mês. Os 93 trabalhadores receberam a quantia em uma única parcela no último dia 30 de setembro, referente ao período trabalhado de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro do mesmo ano. Segundo João Barreto Santos Filho, diretor do Sindpd de São Paulo, a renovação veio a contento dos funcionários. "Houve um aumento significativo este ano no valor da PLR", disse. A comissão foi composta pela diretora de RH Monica Martinelli e pelos funcionários Adriana, Michel e Renata.
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,