No último sábado, dia 14 de dezembro, centenas de trabalhadores de TI participaram da assembleia de pauta de negociação na sede do sindicato, em São Paulo. A categoria reivindica melhores benefícios e reajuste salarial linear de 10,09%, tendo em vista a expectativa para a inflação de 5,86% mais aumento real de 4%.
Além da capital, as delegacias regionais do Sindpd também conseguiram reunir milhares de trabalhadores de TI para lutar pelos seus direitos. Foram 12 assembleias de pauta em todo o estado, somando cerca de 3 mil pessoas no total. Das 75 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, este ano houve sugestão para 16 serem alteradas e mais três incluídas. Entre elas, melhorias de benefícios e aumento dos pisos salariais para diferentes cargos da categoria.
"O patronato está dizendo que 2013 foi difícil e que não tem dinheiro, mas nós vamos levar os números do crescimento do faturamento, que chegou a 12%", disse o presidente do Sindpd, Antonio Neto, que ressaltou o bom momento vivido pelo setor no país: "O segmento continua crescendo a passos largos no Brasil, estamos entre os cinco principais mercados de TI no mundo", afirmou o presidente. "Além disso, a classe patronal está preocupada porque viu mais de 7 mil companheiros reunidos no lançamento da nossa Campanha Salarial 2014", avalia.
Outro ponto que será levado para a mesa de negociação é a questão da qualificação do trabalhador. "Precisamos pensar constantemente no futuro do setor de tecnologia da informação, que poderia crescer ainda mais se não fosse o déficit de mão de obra especializada. As empresas têm que se conscientizar de que é necessário capacitar seus funcionários para suprir a demanda e manter talentos", disse Neto, mencionando a cláusula 77ª, que visa garantir uma porcentagem de reembolso ao trabalhador que estiver matriculado em cursos relativos à área de atuação.
A pauta será apresentada ao sindicato patronal no início de janeiro e a data-base da categoria de TI é dia 1º do mesmo mês. Questões como auxílio refeição e alimentação, garantia de emprego a gestante ou adotante e reembolso de quilometragem também serão discutidas.
Prêmios aos associados
Logo após as pautas serem votadas e aprovadas por unanimidade, Antonio Neto fez a entrega dos prêmios sorteados durante a SindpdFest, realizada no dia 23 de novembro. Os ganhadores foram Carlos Kadihara, Marco Antonio Jorge, Tabata Polli, Rodrigo Sanchez e Margarete Krainer. Os prêmios entregues respectivamente foram smartphone Galaxy S4, Xbox, SmartTV, IPad, Moto Suzuki e o Gol 0km.
"Eu estava muito ansioso para pegar a moto. Embora eu não saiba pilotar, pretendo aprender só por causa desse prêmio", garantiu Rodrigo Sanchez. Segundo ele, o natal deste ano será especial. "No trabalho foi uma loucura, todos comentando e me parabenizando. Ninguém sabia de alguém tão próximo que tivesse ganhado algo. Agora todos acreditam na presença do Sindpd. O meu natal, sem dúvidas, será especial", finalizou.
Para Margarete Krainer, ganhadora do automóvel 0km, a ficha ainda não caiu. "É uma emoção enorme pegar a chave e ligar o carro". A ganhadora admite: "Eu mal conseguia dormir. Desde o dia do sorteio eu fiquei mega ansiosa e, agora, finalmente eu acredito que o prêmio existe. Eu trabalho no poupa tempo e conheço os procedimentos de preenchimento dos documentos, eu sempre pensava que um dia eu iria realizar esse sonho", disse emocionada. "Esse ano é especial porque eu completei os 25 anos de Prodesp com chave preta!", brincou.
Confira abaixo as matérias das assembleias regionais:
,,,,,,,,,