Nesta quarta-feira, 15, aconteceu em Brasília quarta rodada de negociação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa Dataprev. Na ordem do dia, entidades de representação dos trabalhadores de TI e representantes da estatal discutiram as cláusulas que compõem o capítulo II – Da Remuneração, bem como as disposições faltantes à consolidação do Acordo.
Mantendo a instabilidade econômica como argumento, a empresa ofereceu reajuste de 8,17% a ser aplicado aos salários, auxílio-refeição e adicional de atividade. Austera, a proposta considera o pagamento retroativo à data base (maio) apenas para o auxílio-refeição, "considerando o ambiente de contenção de despesas determinado pelo contingenciamento do Orçamento do Governo Federal e as repercussões que os fatos trazem para a Dataprev", destacou na ata oficial da reunião.
Para a aplicação do acréscimo nos salários, a estatal apresentou duas formas de pagamento que deverão ser deliberadas pela categoria em assembleia. Na primeira delas a remuneração poderá ser feita em três parcelas: 3% em agosto, 3% em outubro e 1,961% em dezembro. Como segunda alternativa, o reajuste seria aplicado integralmente na folha de pagamento do mês de outubro/2015.
De acordo com os representantes dos empregados, a oferta da companhia não se aproxima das expectativas da classe trabalhadora. "É inaceitável que a empresa traga uma proposição tão distante daquilo que foi reivindicado, sobretudo porque vive uma situação econômica positiva, sendo, inclusive, eleita a terceira melhor empresa do setor digital pela Revista Exame. Portanto, tem sim condição de oferecer um reajuste salarial melhor e, assim, demonstrar o quanto reconhece os esforços envidados pelos trabalhadores para que seja uma empresa de excelência", ressaltaram no documento.
Diante da indisposição na busca por conciliação, as entidades de representação da categoria reafirmaram as cláusulas econômicas da Pauta de Reivindicações 2015/2016, nos moldes anteriores, sendo elas 5% de ganho real; reajuste de 8,36% (com base no Índice do Custo de Vida – ICV DIEESE) sobre o salário e Adicional de Atividade; e aumento de 9,58% (Alimentação fora do domicílio/DIEESE) sobre o auxílio-refeição.
A quinta rodada de negociação já está agendada para o dia 29 de julho, às 14h, na sede da Fenadados em Brasília.
Convocação
O Sindpd e a Feittinf publicaram edital convocando os profissionais da Dataprev para Assembleia Geral Extraordinária Deliberativa para tratar das alternativa de pagamento do reajuste salarial apresentadas pela empresa.
A assembleia unificada irá acontecer em 22 de julho – às 12h30min em primeira convocação com maioria de trabalhadores, e às 13h em segunda convocação – em frente à entrada da empresa, localizada na Rua Dr. Manuel Vitorino, 343, na região do Brás, em São Paulo.
Veja aqui o Edital de Convocação
NULL