A sexta rodada de negociação da Campanha Salarial 2015/2016 da Dataprev avançou, mas não o suficiente para garantir acordo. Após o resultado unificado das Assembleias Deliberativas em todos os estados de atuação da companhia, garantiu-se o reajuste de 8,17% às cláusulas econômicas, com aplicação dos retroativos a maio de 2015, sem parcelamentos.
Na reunião, as entidades de representação dos trabalhadores ressaltaram que, por maioria de votos, foi rejeitada a condição de pagamento atrelada ao recebimento dos valores devidos à estatal por seus clientes, já que não há previsão para que os débitos sejam quitados. Assim, cobraram da empresa a apresentação de um cronograma de remuneração que atenda às expectativas dos profissionais: "os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev solicitam que a empresa apresente, o mais breve possível, um calendário para o pagamento do reajuste e dos respectivos retroativos, considerando que a reivindicação é de pagamento imediato".
Durante a mesa, a estatal ainda foi inquirida sobre demissões em massa e denúncias de constrangimento em pleno curso da Campanha Salarial, ao que negou: "a Dataprev reitera não existir movimentação de demissão em massa de empregados, esclarecendo que as demissões que ocorreram recentemente são pontuais, decorrentes de diversas motivações", destacou em Ata.
Por não haver fundamentação clara, os representantes dos trabalhadores cobraram a imediata reincorporação dos quadros, especialmente aqueles reintegrados por decisão judicial. "(…) que a empresa interrompa este processo demissional e reveja as demissões efetuadas anteriormente, tornando sem efeito".
Na ocasião, também ficaram indefinidas as condições de remuneração da Participação nos Lucros e/ou Resultados dos anos de 2014 e 2015, uma vez que a empresas trouxe por justificativa a alegada dificuldade econômica. "(…) Tendo em vista as mesmas dificuldades de fluxo de caixa já mencionadas nesta ata, ainda não há data prevista para o pagamento da [PLR 2014]. Quanto à PLR 2015, a empresa informa que a documentação e detalhamento da mesma encontram-se em fase de aprovação pelo Dest [Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais], após o que serão apresentados à Fenadados para debate e pactuação", argumentou.
Ao que tudo indica, a Dataprev deverá responder às solicitações na próxima rodada de negociação, agendada para o dia 10 de setembro, às 10h (ainda sem local definido). De acordo com a representação dos trabalhadores, ainda haverá assembleia informativa, em 25 de agosto, na sede da empresa, localizada em na Rua Dr. Manuel Vitorino, 343, em São Paulo, para participar os trabalhadores sobre os avanços da sexta mesa.
NULL