Com times mais afinados em campo, a 2º fase do Campeonato de Futsal teve início no último sábado (6). Placares apertados, torcida animada, jogadores no chão e tensão dentro de quadra fizeram da rodada uma das mais agitadas até o momento.
Na estreia da nova etapa, a Tivit Work venceu a Partners por 5 a 1. O único gol da equipe derrotada foi marcado por debaixo das pernas do goleiro, e, por um (breve) momento, trouxe a esperança de uma virada. Mas a alegria durou pouco – segundos depois a Tivit correu atrás do placar e fez mais um.
A equipe vitoriosa obteve uma boa classificação na última fase e garantiu o primeiro lugar da chave C. Para Rafael Menezes Mesquita, que participa do Campeonato há quatro anos, a união entre os jogadores foi fundamental para levar a equipe às cabeças. "Mesmo quando a gente começava perdendo no jogo, a gente se fincava na quadra, ia para cima com vibração. E era aí onde a gente ganhava os resultados", conta o funcionário da Tivit.
Apesar da folga no placar final, a disputa não deixou de ser acirrada. O jogo foi pegado e dispôs de um cartão vermelho para o jogador da Tivit Work. Bruno Ramos Araújo, que joga pela Partners, atribui a derrota ao desfalque de jogadores na equipe. Mesmo assim, mantém o otimismo – "Vários jogadores bons não vieram. Mas a gente pretende vir com o time completo para ter um pouquinho mais de competitividade com a galera e conseguir fazer bons jogos", conclui.
Três meses após o início do torneio, o nível de dificuldade dos jogos aumenta. As equipes classificadas contam com um entrosamento maior, e o conhecimento adquirido acerca do adversário torna evidente as qualidades e fraquezas dos competidores. "Agora não tem mais jogo fácil, todo jogo vai ser uma final para conseguir passar para a próxima fase", reforça Bruno Araújo.
"De virada é mais gostoso"
Mesmo com apenas um jogador na reserva, a Sonda IT levou vantagem sob o Bayern e terminou a partida em 3 a 2. Com o placar apertado, a vitória veio nos últimos minutos do segundo tempo. De virada, o gol da vitória foi feito por Daniel Felipe. O jogador comemorou de um jeito especial – com um beijo jogado no ar para o filho e a esposa, que vibravam do lado de fora da quadra. "Eles sempre me apoiam, então nada mais justo do que dedicar para eles, que me dão toda a força", justifica o analista de suporte da Sonda.
A proximidade do placar esquentou o clima nos momentos finais do jogo. Faltando apenas três minutos, o goleiro da Sonda fez uma falta em cima de um jogador do Bayern. Sem desistir do empate, o time ainda levou uma bola a gol, que foi acompanhada de uma ótima defesa do goleiro da Sonda. Uma última bola fora fez suar os jogadores vitoriosos. Mas não houve tempo para outra tentativa – o apito veio logo em seguida e consagrou a equipe da Sonda como campeã da partida.
O analista de testes Patrick Campanholo lamenta a oportunidade perdida pelo Bayern. "O time deles começou mal, eles estavam apenas com quatro jogadores e não tinha banco. Nosso time não soube aproveitar antes de chegar os outros reservas. Nós jogamos melhor, mas não soubemos aproveitar a chance", analisa. Patrick, que trabalha na Tivit, acredita que o fato do time ser formado por jogadores de empresas distintas representa um empecilho para os treinos, o que acaba prejudicando a equipe. Otimista, ele apresenta soluções para conquistar bons resultados – "A gente vai procurar treinar, e os próximos jogos temos que ganhar. Vamos entrar com uma postura diferente para sair com os três pontos e classificar para a próxima fase", acrescenta.
Artilheiro em campo
O terceiro jogo levou a campo o líder do grupo F – Linx. Junto com o atual campeão Brothericos, a equipe marcou o maior número de pontos da primeira fase – foram 15. O adversário foi a Sis Consult A, que perdeu a partida por 3 a 0. A Sis aguentou firme no primeiro tempo e manteve o zero a zero. Mas, na segunda parte da disputa, o número de reservas da Linx fez a diferença e a equipe marcou os três gols da rodada. O time, conhecido por trazer uma equipe numerosa, se apresentou com mais de dez jogadores.
Diego Pantaleão, jogador da Linx e artilheiro do Campeonato, marcou dois no último sábado e completou 19 gols no torneio. Diego aprova o resultado da rodada e destaca a atuação da equipe. "Pegamos um time bom, de qualidade, e soubemos aproveitar a falha do adversário para poder ganhar o jogo. Hoje, no time da Linx, quem está entrando [como reserva] está decidindo também", observa.
Tensão em quadra
Bar100lona e BRQ se enfrentaram na primeira rodada da 2º fase. Os times obtiveram pontos parecidos na classificação da primeira etapa – BRQ foi o primeiro do grupo E com 13 pontos e Bar100lona o segundo do A com 11. O placar refletiu a partida equilibrada e terminou em 4 a 4.
O destaque foi para o goleiro do Bar100lona, que marcou dois gols, um deles de meio de campo. "Eu jogo salão há muito tempo, desde criança, e também jogo na linha. É uma vantagem ser goleiro-linha, e ajuda muito o time", explica Alan Begnossi da Silva, que trabalha como especialista de marketing digital na Sonda IT e defende o gol do Bar100lona.
O time de Alan seguia ganhando, até que o BRQ igualou o placar com um gol de pênalti. Em uma tentativa de conquistar os três pontos, o time inteiro do Bar100lona invadiu a área do BRQ – incluindo Alan. Mas as tentativas de chute a gol foram malsucedidas e o jogo terminou empatado. "Jogar contra a BRQ é sempre um bom jogo. A gente já é rival – rival, mas amigo fora de quadra – desde o começo. Nosso time jogou bem demais, merecia a vitória, mas acabou em empate", lamenta o goleiro.
Com apenas três jogares presentes, o Zica Time até chegou às quadras. Mas preferiu não passar da porta – a equipe desistiu da partida, e o It Is conquistou os três pontos por WO.
No último jogo da rodada, entre as equipes Eicon e Norber, o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1. Tensão e bola no pé marcaram os primeiros 20 minutos de jogo, que resultou em um cartão amarelo. No segundo tempo, a arrancada – a Eicon marcou seis e definiu o placar final em 7 a 1.
Na segunda metade do jogo, outros três cartões amarelos. A tensão demonstrada ao longo da partida foi levada às últimas consequências nos últimos minutos. Uma falta brusca foi o estopim para exaltar os ânimos, que já estavam acirrados. Após a confusão, veio o balde de água fria: três jogadores foram para casa com cartões vermelhos aplicados pelo árbitro.
Placar da rodada
Tivit Work 5 x 1 Partners
Sonda IT 3 x 2 Bayern
Sis Consult A 0 x 3 Linx
It Is W x O Zica Time
BRQ 4 x 4 Bar100lona
Eicon 7 x 1 Norber
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,