Em setembro, os funcionários da Ícaro Technologies poderão contar com uma renda extra – a Participação nos Lucros e/ou Resultados. Agendada para o mês que vem, a primeira parcela do benefício é fruto do acordo firmado no último dia 4 de agosto em Campinas. O pagamento irá contemplar 100 funcionários e deve ser quitado em fevereiro de 2017.
Loide Mara Belchior, responsável por representar o Sindicato ao lado de Ismael Antonio de Souza, elogia a receptividade dos funcionários durante a assembleia. “A negociação foi muito tranquila e de grande aceitação. Muitos trabalhadores da Ícaro participam dos eventos do Sindpd. Aproveitamos a oportunidade para estarmos juntos novamente”, comenta. Na empresa, que também possui uma filial em São Paulo, a PLR já é uma constante – o acordo é assinado desde 2007.
Além do acordo de PLR, o encontro também foi palco para outra discussão – a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho que regulamenta o uso do ponto eletrônico. Na Ícaro, o controle por ponto eletrônico foi implantado em 2010. No dia 4, os funcionários aprovaram por unanimidade a renovação do Acordo. “A empresa preferiu adotar esse sistema, que é permitido por lei, porque isso facilita para todos, empresa e funcionários”, explica Loide Belchior. A Portaria nº 373, publicada em 2011 no Diário Oficial da União (DOU), trouxe instruções sobre a utilização de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho. O documento trata da obrigatoriedade da autorização, por Convenção ou Acordo Coletivo, para a utilização desses mecanismos.
,,