Apelidado na mídia especializada como “Netflix de TI”, o lançamento Sindplay gerou grande repercussão no setor de tecnologia da informação. A iniciativa do Sindpd em lançar um streaming de formação e capacitação profissional – totalmente gratuito para sócios do sindicato – têm sido elogiada por trabalhadores e empresas da área.
Com menos de duas semanas desde o seu o lançamento, o Sindplay já conta com milhares de usuários inscritos, usufruindo dos mais de 40 cursos gratuitos disponíveis na plataforma que somados, possuem valor de mercado que ultrapassa os R$ 40 mil. A plataforma foi criada em colaboração com a Academia Forense Digital (AFD)
Além da qualidade dos cursos ofertados – que possuem material de apoio e emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático -, a gamificação da plataforma têm gerado uma concorrência sadia entre os usuários do Sindplay, que disputam entre si pelo lugar mais alto do pódio do ranking de alunos mais ativos.
Primeiro lugar no ranking do Sindplay, Fabio Aparecido de Antonio elogia a ferramenta e diz que a gamificação incentiva os alunos a avançarem dentro da plataforma. “Creio que é uma forma sim saudável de manter os alunos interessados em assistir as aulas”, opina. Rafael da Silva Muniz, 3º lugar no “campeonato”, vai na mesma linha: “Achei a ferramenta interessante, incentiva a realização dos cursos para ampliar os conhecimentos das pessoas associadas.”
Vale explicar: a gamificação consiste na aplicação de mecanismos e dinâmicas dos jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica. Nos últimos anos, tanto o mundo educativo quanto o empresarial têm utilizado cada vez mais esta ferramenta para treinamento de alunos e funcionários.
No caso do Sindplay, cada ação concede ao usuário um número de pontos, que vão se somando e resultam em um ranking, que é diretamente integrado na própria plataforma. Confira a pontuação da ?gamificação? do Sindplay:
– Aprovação em Prova: 200 pontos
– Conclusão de Curso: 100 pontos
– Emissão de certificado: 15 pontos
– 90% de conclusão do Curso: 15 pontos
– 75% de conclusão do Curso: 15 pontos
– 50% de conclusão do Curso: 15 pontos
– Envio de comentário: 15 pontos
– Aula concluída: 5 pontos
– Envio de dúvida: 2 pontos
Rafael Muniz pontua que apesar da segurança da informação estar em alta no setor, é importante que outras áreas de TI sejam completadas pelos cursos oferecidos na plataforma. “Acho interessante que tenha outras opções, que amplie o leque, como desenvolvimento e programação, análise de dados, como big data, metodologia ágeis e outros.”
Já Fabio de Antonio sugere a criação de um “quiz” para medir o conhecimento adquirido por cada usuário do streaming. “Poderiam elaborar um “quiz” também, seja aberto, ou ao final do curso para quantificar conhecimento”.
O Sindplay tem como meta formar 40 mil trabalhadores em dois anos e além de segurança da informação e desenvolvimento de softwares, possui conteúdo para profissionais de desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.
Toda semana a plataforma ganha um novo curso e na última semana, o streaming passou a oferecer o curso Shell Linux Básico.
NULL