A plataforma de streaming Sindplay, também conhecida como ‘Netflix da TI’, já disponibilizou todo o conteúdo do seminário ocorrido no Mês da Mulher, “Desafios para a Inclusão Feminina no Setor de TI”. Sócios e contribuintes do sindicato têm bolsa integral de acesso à ferramenta. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
Os painéis foram realizados no último dia 26 de março, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP), e contaram com a presença de mulheres que se destacam no cenário de TI brasileiro. Foram diversas palestras que abordaram a importância da presença da mulher neste contexto majoritariamente masculino, e os desafios de recriar o setor de maneira mais inclusiva.
O seminário foi estruturado em cinco painéis, inaugurados pela presença marcante de Antonieta de Cássia Dorledo Faria, a Secretária Nacional da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Mato Grosso (Sindpd-MT), Lucimar Urbano de Arruda e do presidente do Sindpd-SP, Antonio Neto.
Lucimar Urbano de Arruda, pioneira sindical na área de TI, enfrentou o desafio de ser a única mulher em sua classe com determinação. Antonieta ressaltou a importância da atuação feminina nas políticas públicas e celebrou a aprovação da Lei de Igualdade Salarial, destacando o relatório que mostra uma disparidade salarial de 19,4% entre homens e mulheres no Brasil.
O conteúdo disponível na plataforma conta com palestras de mulheres à frente de startups, CEO, pedagogas, professoras, mestres e doutoras. O evento também teve a interação do público, que pôde enviar perguntas às palestrantes.
– O primeiro painel contou com a presença da Dra. Lucinéia Rosa dos Santos, que debateu o combate ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho.
– No segundo painel, a Procuradora do Trabalho, Dra. Cristina Gerhardt Benedetti, ministrou o tema “Aplicação e Cuidados com a Nova Lei de Igualdade Salarial”. Ela demonstra como a exigência legal de igualdade salarial e qualquer discriminação não é novidade no país e no mundo.
– A CEO da Soulcode, Carmela Borst, debateu os desafios na qualificação e inserção de mulheres no mercado de TI, no terceiro painel do dia. Carmela falou dos propósitos da figura feminina dentro do ambiente de trabalho e a luta para desmistificar um padrão ainda vigente na categoria.
– Eva Pereira, Daniela Barbosa Eva Pereira e Andressa Romanek falaram a respeito do desafio de ampliar o número de mulheres especialistas no setor de cybersegurança, e apresentaram dados recentes do mercado.
– No quinto e último painel do seminário, Maria Auxiliadora Camargo Marques destacou a crescente importância da humanização e das “soft skills” no trabalho, essenciais para a promoção de mulheres a cargos de liderança.
Você já conhece o Sindplay? Além deste seminário, você ainda tem acesso a uma infinidade de conteúdos, como:
– Cursos na área de segurança da informação
– Desenvolvimento de softwares
– Desenvolvimento para a internet
– Administração de sistemas e redes
– Ciência de dados
– Inteligência artificial
– Gestão de projetos de TI
– Blockchain e tecnologias de moedas digitais
NULL