O adiantamento da 1ª parcela do 13º salário dos profissionais de TI de São Paulo é tema do novo vídeo da campanha sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo), considerada uma das mais avançadas do país.
O vídeo trata da cláusula 11ª, que trata desse benefício tão importante para trabalhadores e trabalhadoras. A Consolidação das Lei de Trabalho (CLT) determina que a 1ª parcela do 13º precisa ser paga até o dia 30 de novembro de cada ano. Já a CCT do sindicato paulista vai além e garante que esse pagamento seja feito até o 1º dia útil do mês de julho.
Além disso, o empregado pode antecipar ainda mais a parcela, caso tenha férias programadas para antes da data prevista, em julho. Para isso, deverá requerer esta nova antecipação 30 dias antes do início das suas férias.
É importante dizer que o trabalhador que não desejar receber o adiantamento do 13º salário poderá renunciar a esse direito por meio de comunicado no departamento pessoal de cada empresa.
Entenda melhor a cláusula 11ª no vídeo:
A série de vídeos é parte de mais uma iniciativa do Sindpd a fim de estabelecer uma comunicação mais clara e direta com os trabalhadores de sua base e garantir que os profissionais de TI de SP conheçam todos seus direitos assegurados pela CCT, que vão muito além daqueles estabelecidos na CLT.
Cada “vídeo-pílula” é dedicado a explicar de forma ilustrativa e didática uma cláusula da CCT, que determina as regras que todas as empresas de TI do estado de São Paulo devem seguir na contratação de trabalhadores. (Acesse a CCT e leia a cláusula na íntegra clicando aqui)
Confira os vídeos anteriores:
CCT do Sindpd garante adicional de Hora Extra superior à CLT; assista novo vídeo
Trabalhador de TI de SP tem direito a reembolso por quilometragem
Salário atrasou? Você tem direito a multa!
Sindpd explica salários normativos dos trabalhadores de TI de SP; assista
O que é Comissão de Substituição e quem tem direito a ela? Saiba em novo vídeo do Sindpd
NULL