Novo vírus – Pesquisadores da empresa de cibersegurança Kaspersy identificaram um vírus operando em dispositivos iOS com a capacidade de acessar e decodificar imagens salvas na galeria dos usuários. Chamado “SparkCat”, o malware foi encontrado em aplicativos baixados diretamente da App Store, levantando preocupações sobre a segurança dos iPhones e a vulnerabilidade de seus usuários.
Foram registrados quase 250 mil downloads de aplicativos infectados pelo malware no Google Play, mas ainda não se sabe o número na Apple Store.
Sindplay lança curso de imersão em Inteligência Artificial
O vírus se instala no celular a partir de aplicativos aparentemente legítimos, como de entrega de comida ou bate-papo. Ao solicitar permissão para acessar a galeria de fotos, o malware inicia uma varredura das imagens armazenadas no dispositivo.
O objetivo dessa ameaça, segundo os especialistas, é extrair dados sensíveis, incluindo informações bancárias e senhas presentes em capturas de tela. Além disso, o SparkCat tem a capacidade de buscar palavras-chave em diversos idiomas, como português, chinês, japonês, inglês, francês e outros.
Ainda não se sabe exatamente como o SparkCat conseguiu passar pelo processo de verificação da Apple Store, mas apontam que alguns aplicativos disfarçam suas intenções, enquanto outros foram desenvolvidos como iscas para espalhar o vírus.
Como se proteger?
- Evite armazenar imagens e capturas de tela que contenham informações confidenciais, como frases de recuperação de criptomoedas;
- Utilize softwares de segurança confiáveis para detectar possíveis infecções de malwares em seus dispositivos;
- Caso tenha instalado algum aplicativo suspeito, exclua-o imediatamente e monitore atividades incomuns.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)