Fraudes virtuais – No último ano, consumidores brasileiros tiveram prejuízo de R$ 3,5 bilhões com golpes em compras pela internet. É o que demonstra pesquisa realizada pela OLX, que analisou cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
De acordo com o levantamento, as técnicas de fraude mais comuns foram falso pagamento (46% dos golpes), invasão de conta (28%), anúncio falso (15%) e coleta de dados (10%).
Já os produtos mais comuns utilizados para a aplicação de golpes foram celulares, que representam 27% dos crimes, seguidos por videogames (18%), carros, vans e utilitários (14%), computadores (8%) e motos (6%).
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Como evitar os golpes
Falso pagamento: também conhecido como golpe da “compra aprovada”, nele o golpista gera um falso comprovante de pagamento, que é enviado via e-mail ou aplicativo de mensagem ao vendedor. A vítima então acredita que recebeu o valor referente à compra e garante a entrega da mercadoria. Quando ela se dá conta, o criminoso já está com o produto em mãos.
Para evitar cair nesse tipo golpe, os especialistas orientam que o vendedor só libere a venda após a confirmação do depósito na própria conta bancária, não apenas por comprovantes enviados pelo comprador. Outro cuidado importante é que a conversa com o cliente seja mantida nas plataformas de compra e venda, evitando aplicativos de mensagens.
Invasão de conta: os golpistas se conseguem dados como logins e senhas e invadem, por exemplo, contas de redes sociais de pessoas idôneas. A partir daí, é comum a divulgação de anúncios falsos e a cobrança de pagamentos adiantados por produtos que não existem.
A dica para não ficar vulnerável a esse tipo de golpe é não repetir senhas em diferentes sites e usar combinações fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais. Ficar atento a alertas de tentativa de login na conta e mudar a senha regularmente também são boas estratégias.
Anúncio falso: consiste na anunciação de um produto ou serviço que não existe. Após a vítima fazer o pagamento, o criminoso deixa de responder mensagens e, até mesmo, apaga os próprios dados.
Atenção é a principal defesa contra esse tipo de golpe. Sempre desconfiar de preços muito abaixo da média mercado e de entregas facilitadas demais são bons costumes a serem adotados contra esse tipo de golpe. Além disso, ao receber ofertas, fique atento ao domínio do e-mail e sempre verifique no site e aplicativo da empresa.
Roubo de dados: aqui o objetivo é coletar dados sensíveis dos usuários. As ferramentas utilizadas são anúncios falsos e solicitações de preenchimento de formulários, que visam a coleta de informações pessoais, como conta bancária e CPF. Mais uma vez a atenção é a melhor ferramenta de proteção. Verifique se a página da empresa ou da recrutadora de empregos – ferramentas comumente utilizadas para golpes – são reais e oficiais.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)