Nesta quinta-feira (13), cerca de 130 trabalhadoras da Apdata participaram de uma palestra sobre as múltiplas jornadas que as mulheres enfrentam, em mais um evento da Maratona 8 de Março, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP).
A palestra foi ministrada pela pedagoga e psicanalista Maria Auxiliadora Camargo e teve com oobjetivo reconhecer a sobrecarga das mulheres que acumulam tarefas no trabalho e em casa e oferecer soluções para promover o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Diretora do Sindpd, Adriana Hilário marcou presença no evento.
Participe: Mulher na TI, o Sindpd quer contar a sua história
Durante o encontro, Maria Auxiliadora, que também é coordenadora dos cursos de saúde mental e soft skills do Sindplay, abordou a inserção das mulheres no mercado de trabalho, destacando avanços históricos e os desafios que ainda persistem, como a desigualdade salarial, a falta de representatividade em cargos de liderança, a dupla jornada de trabalho e a discriminação no ambiente profissional.
A palestrante ressaltou que a sobrecarga de responsabilidades é um dos principais fatores que levam ao desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Muitas mulheres sentem a pressão para serem perfeitas em todas as áreas (Síndrome da Mulher-Maravilha), acreditam que precisam dar conta de tudo e acabam abrindo mão do autocuidado e do lazer pessoal. Esse cenário pode levar a níveis elevados de estresse e esgotamento, afetando tanto a saúde mental quanto a produtividade no trabalho.
Outro ponto importante foi a realidade das mães atípicas, que enfrentam desafios ainda mais intensos ao cuidar de crianças que demandam maior atenção em seu desenvolvimento. Além da necessidade de recursos financeiros extras para terapias, muitas dessas mulheres lidam com a falta de apoio da família e do ambiente de trabalho, além de sofrerem discriminação em processos seletivos e terem acesso limitado a cargos de maior relevância.
Maratona 8M
Durante todo o Mês da Mulher, o Sindpd vai promover palestras, debates e outras atividades em parceria com empresas com o objetivo de promover o bem-estar e valorização das trabalhadoras de TI, além de incentivar a inclusão de mais mulheres no setor.
Saiba todos os detalhes da Maratona e acompanhe os eventos pelo site especial da campanha (acesse clicando aqui).
O encerramento será no dia 29 de março, quando o Sindpd promoverá um Techday. O evento reunirá as mulheres que marcaram presença nos eventos anteriores ou demais sócias e contribuintes que tenham interesse em fazer parte deste momento especial. (Inscreva-se no Tech Day clicando aqui).
A ocasião terá palestrantes renomadas e painéis sobre diversos temas de relevância para o setor de TI e o empoderamento feminino.
A atividade ocorrerá no Hotel Meliá Ibirapuera, das 9h às 16h. A programação completa da atividade será divulgada em breve e ficará disponível na página especial da Maratona 8 de Março.
Ao final do evento, será realizado o sorteio de dois iPhones 16, um para todas as mulheres sócias e contribuintes que participaram dos eventos e realizaram o cadastro prévio durante as atividades da maratona, e outro para aquelas que estiverem presentes no Techday.
Se a sua empresa não está incluída no calendário de atividades, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp (11) 3823-5600.