Aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber, a partir desta quinta-feira (24), a primeira parcela do 13º salário e os rendimentos referentes a abril. Os depósitos foram adiantados pelo governo federal, prática mantida desde 2020.
O valor total será disponibilizado para 34,2 milhões de beneficiários entre 24 de abril e 8 de maio. A liberação segue as regras do calendário oficial da Previdência, baseando-se no último número do benefício (sem o dígito adicional).
Leia: Mercado começa a apontar fim do domínio do dólar
Os recursos podem ser retirados nas agências bancárias cadastradas para o recebimento. Prioritariamente, são contemplados aqueles que recebem um salário mínimo de R$ 1.518 neste ano. Em seguida, são creditados os pagamentos de valores superiores, limitados ao teto do INSS de R$ 8.157,41.
Quem se aposentou em janeiro de 2024 ou já era aposentado em anos anteriores terá direito a 50% do valor total do benefício nesta primeira cota. Para aposentadorias concedidas a partir de fevereiro, o cálculo será proporcional aos meses de direito.
Segurados em auxílio-doença também terão o 13º ajustado conforme a duração do benefício temporário, considerando os meses em que houve pagamento.
Já quem se aposentar após a liberação da primeira e da segunda parcela (prevista para maio) receberá os valores proporcionais em novembro.
O 13º não é destinado a beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou da RMV (Renda Mensal Vitalícia). A segunda parcela do abono será paga entre 26 de maio e 6 de junho, podendo sofrer desconto de Imposto de Renda para quem não está isento.
Desde 2023, estão livres do IR aqueles que recebem até dois salários mínimos. A tabela atualizada deste ano já foi ajustada via medida provisória para evitar cobranças indevidas.
Como consultar o 13º do INSS:
Pelo site:
- Acesse meu.inss.gov.br
- Selecione “Entrar com Gov.br”
- Insira CPF e clique em “Continuar”
- Digite a senha e confirme
- Na página inicial, escolha “Extrato de Pagamento de Benefício”
- Clique em “Competência (Mês)” para ver valores e datas
- O benefício regular aparece no código 101; o 13º, no 104
- Empréstimos consignados são exibidos separadamente
- Para salvar, clique em “Baixar Documento” (formato PDF)
Pelo app:
- Abra o aplicativo Meu INSS
- Toque em “Entrar com Gov.br”
- Informe CPF e senha
- Acesse “Extrato de Pagamento de Benefício”
- Expanda a opção de abril para ver detalhes
- O código 101 indica o benefício mensal; o 104, o 13º
- Empréstimos também são listados
- Gere um PDF clicando em “Baixar Documento”
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)