O Brasil vive um momento de baixa taxa de desemprego, mas ainda carrega um traço problema: a informalidade. Atualmente, quase 40 milhões de pessoas trabalham sem vínculo formal, de acordo com o IBGE. Para muitos, essa escolha está relacionada à liberdade e flexibilidade. Para outros, é a única alternativa possível — ainda que torne mais difícil planejar o futuro.
A informalidade segue em queda, mas ainda é alta: abaixo dos 38%, segundo o IBGE. No setor doméstico, os números são ainda mais expressivos. Das quase seis milhões de pessoas que trabalham em casas de família, três em cada quatro não têm registro em carteira.
Leia: Campanha Salarial terá fim da escala 6×1 como prioridade
Segundo André Portela, professor da Fundação Getulio Vargas, é preciso pensar em um modelo de proteção social que atenda ao trabalhador independentemente da ocupação ou do vínculo formal.
“A gente tem que pensar a possibilidade de ter proteção social não baseada nas velhas caixinhas, ou mesmo em ocupações, mas baseada no trabalhador. Este trabalhador tem que ser protegido, esta trabalhadora tem que ser protegida”, aponta.

Portela defende que a proteção deve ser garantida pela condição de ser trabalhador, e não pelo tipo de contrato que possui.
“Não porque ela está em uma caixinha, em uma ocupação, que ela está protegida. Tem que estar protegida porque ela é uma trabalhadora, independente de onde esteja”, acrescenta.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de G1)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)