O Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) realizou na tarde desta segunda-feira (17) o sorteio de dois iPhones 17, através de transmissão ao vivo pelo Instagram da entidade. No último domingo (16), foi encerrada a votação da pauta de reivindicações que definirá as bases da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2026 e 2027.
Para concorrer, os associados precisaram se cadastrar na plataforma Bee Fenati e votar na proposta oficial, uma iniciativa para fortalecer a participação da categoria nas negociações. Os ganhadores foram anunciados durante a transmissão e a entidade entrará em contato para a entrega dos prêmios. Confira os nomes dos vencedores:
- Breno Gomes Alves Curtolo
- Luana Mendonça de Abreu Morais Costa
A pauta aprovada pelos trabalhadores inclui uma série de reivindicações econômicas e de benefícios. Os pontos centrais são o aumento real de 7,5% sobre os salários e demais cláusulas econômicas, e um auxílio-refeição de R$ 35, que representa um aumento de 16,67%. Na jornada de trabalho, a proposta defende o fim da escala 6×1, com a jornada de 40 horas semanais distribuídas em, no máximo, cinco dias.
A proposta também abrange a ampliação da licença parental para 180 dias para mães e pais, com a ressalva de que, em casos de ambos os pais trabalharem na mesma empresa, a licença de 180 dias será concedida apenas à mãe, enquanto a do pai será de 30 dias. Outra novidade é o direito a um “day off” remunerado no dia do aniversário do trabalhador, podendo a data ser negociada.
Para o home office, a reivindicação estabelece uma ajuda de custo de R$ 150 para quem trabalhar remotamente por mais de 50% da jornada, além do direito à desconexão e o reembolso ou fornecimento de celular. No campo da equidade e diversidade, a pauta exige relatórios de transparência salarial, planos de ação para mitigar desigualdades, o reconhecimento de uniões homoafetivas e o direito ao uso do nome social.
Outros pontos incluem a regulamentação do banco de horas com acerto quadrimestral, o compromisso das empresas com ações de saúde mental para prevenir burnout e a exigência de transparência no uso de inteligência artificial para avaliação de desempenho, com comunicação ao sindicato 90 dias antes da introdução de novas tecnologias que impactem empregos. A proposta também define novos pisos salariais para diferentes funções da categoria.
Com a pauta definida e os sorteados anunciados, o Sindpd-SP segue agora para a fase de negociações com o sindicato patronal, que representa as empresas do setor de tecnologia.
