Acervo - Esportes
30 de Outubro de 2017
Com dois jogos decididos nos pênaltis, segunda rodada do Futsal acaba com fortes emoções em quadra
Estimulados pela possibilidade de eliminação, jogadores das equipes sobreviventes tiveram muitos chutes a gol, faltas e discordância com a arbitragem

No último sábado, 28, os times que chegaram para disputar uma oportunidade na semifinal do 25º Campeonato de Futsal do Sindpd entraram em quadra com sede de vitória. Dois dos quatro jogos do dia foram definidos nos pênaltis, o que aumentou ainda mais a rivalidade e a disputa por uma vaga na próxima fase.

"Foram definidos nesse fim de semana os times classificados. Já tinham saído quatro da semana passada, que foram os primeiros colocados de cada grupo, e agora foram definidos os segundos colocados dos grupos com jogos emocionantes, afinal quem perdia ficava fora", falou o diretor do Sindpd responsável pelo Campeonato, Elcio Borba.

Decisão por pênaltis

O primeiro jogo entre a Tivit Work e Bar100Lona começou disputado e com demonstração de ansiedade dos jogadores na busca pela classificação. A Tivit começou abrindo a tabela, mas o Bar100Lona conseguiu correr atrás e igualar a disputa. O segundo tempo foi pegado e as duas equipes conseguiram terminar a partida em 2 a 2, o que levou à primeira disputa de pênaltis da última fase da segunda rodada.

Nos pênaltis, a Tivit Work, que é a atual vice-campeã do Campeonato do Sindpd, garantiu seu passe para a próxima rodada para tentar, novamente, chegar perto do título. Johnny Massao, do Bar100Lona, analisou o jogo que tirou a equipe da disputa. "Disputado, foi jogo de uma bola, tanto que o placar diz isso. Fomos para os pênaltis não foi à toa: os dois times são fortes. Agora vamos tentar acertar algumas coisas para o próximo ano. Nosso time é bom, tem potencial, é que hoje não demos sorte mesmo", lamentou.

Para Diego de Oliveira, da Tivit Work, o jogo foi muito eletrizante e além da expectativa da equipe. "Eu achava que ia ser um pouco mais fácil para nós - não desmerecendo a equipe deles, que é muito forte -, mas achei que fôssemos ganhar no tempo normal. Infelizmente foi para os pênaltis e, felizmente, a gente deu a sorte de fazermos os três gols e nosso goleiro pegar um", contou. "Agora nosso objetivo é chegar na semifinal, que é um jogo diferente, único e, se Deus quiser, chegarmos na final novamente".

Resultado apertado

A Schalke 404 chegou marcando um gol no comecinho do primeiro tempo, e o jogo seguiu um pouco mais parado e sem surpresas para ambas as equipes. A preocupação apareceu quando, com um pênalti marcado em cima da Schalke, o jogador conseguiu errar e perder a chance de aumentar a vantagem.

O jogo foi determinado por jogadas e gols improváveis. Em um momento, ambos conseguiram firmar em 2 a 2, mas a Schalke fez um gol que acabou com as chances da Partners no Campeonato. "Foi um jogo brigado, disputamos até o final", avaliou a Lucas Camargo, da Partners. "Perdemos no detalhe, dois gols que vacilamos e deixamos escapar a classificação".

Jean Raphael, goleiro do Schalke, disse que o jogo foi complicado e a equipe não conseguiu trocar passes. "Mas conseguimos achar um gol no primeiro tempo, administramos, perdemos um pênalti - foi complicado -, mas ainda assim conseguimos finalizar em 3 a 2, com uma defesa no final só para terminar com emoção", disse. "Qualquer jogo agora é mata-mata. Teremos que nos organizar e ir para o próximo jogo na certeza da vitória".

Questão de sorte

O jogo entre a Totvs e a Proceda mostrou que as equipes estavam sedentas pela vitória. A Totvs entrou em quadra querendo jogo e abriu a porteira com o primeiro gol, o que desestabilizou a Proceda.

Apesar de muitos debates com a arbitragem e reclamações da equipe, a Proceda conseguiu alcançar o adversário e ameaçar a confiança da Totvs. Com ânimos exaltados, rolou cartões amarelos para jogadores dos dois times.

Faltando cerca de dois minutos para acabar o jogo, a Proceda fez um pênalti na Totvs, que conseguiu empatar em 3 a 3 e levar a decisão para os pênaltis. Depois de perder a primeira oportunidade e a Totvs conseguir marcar todos, a Proceda foi eliminada da disputa. Para Danilo Garcia, da equipe vencedora, o jogo foi positivo, e considerou a Proceda um adversário difícil. "Tive duas falhas imensuráveis, acabei saindo, mas no final conseguimos a vitória", disse.

Lamentando a derrota, Marcelo Duarte, um dos veteranos do Campeonato, falou sobre o jogo. "Disputo há 17 anos. Nós fomos campeões em 2013 e vice em 2015. Em 2016 quase chegamos entre os quatro e agora caímos muito cedo. Estávamos esgotados e a um minuto para acabar o jogo a gente faz um pênalti? Faltou um pouco só para conseguirmos a classificação", contou.

Menos banco, mais ação

O último jogo do dia contou com menos jogadores nos bancos das equipes Cidadãos do Futuro e Tecban, no entanto não deixou de ter ação: logo no início já aconteceu um pênalti em cima da Tecban, que abriu o placar aos 3 minutos.

Cidadãos começou a chamar o jogo e a partida tomou rumos de uma disputa acirrada entre as equipes, com muitos chutes a gol e faltas. Com poucas pessoas para fazer a troca de jogadores, ambos os times começaram a demonstrar cansaço, aumentado pelo tempo quente, o que desacelerou a intensidade do jogo.

As equipes já se enfrentaram num jogo anterior, porém quem levou a melhor foi a Tecban; neste retorno, a Cidadãos do Futuro conseguiu reverter e fechar o jogo em 3 a 2, garantindo sua presença na semifinal.

"A gente estava com o time bem enxuto no primeiro jogo e agora viemos com reforço de dois reservas, o que ajudou bastante para podermos respirar e tocar a bola. Foi um jogo muito bom, acho que a vitória poderia sair para os dois lados. Mas tivemos tranquilidade para tocar e saber aproveitar esse jogador a mais que a gente tinha", avaliou o jogador Pavão, da Cidadãos do Futuro.

Mesmo com a derrota, Alessandro Manetti, da Tecban, parabenizou a equipe. "Apesar da limitação, da quantidade de pessoas, a gente fez um jogo equilibrado, tivemos momentos de maior domínio do jogo, a equipe adversária fez 3 a 1 e, por conta da quantidade de pessoas, tivemos dificuldade em buscar o placar. Infelizmente não conseguimos, mas a equipe está de parabéns", afirmou.

Próximos jogos

Foram eliminados o Bar100Lona, Partners, Proceda e Tecban. A partir dessa semana começam os jogos das duas chaves de quatro para definir os semifinalistas e os finalistas.

Clique aqui ,confira a tabela e saiba qual será a próxima disputa.