Responsabilidade Social
14 de Agosto de 2023
Painel: Os Tempos Modernos da Luta dos Trabalhadores

O mural inspirado nos clássicos filmes de Charlie Chaplin, como "Tempos Modernos (1936)", remonta a ideia da robotização nos processos de produção. No painel o ator "enxerga" o futuro através de um óculos de realidade virtual e vê o impacto tecnológico que de certa forma repete-se no futuro. Onde antes o funcionário se adaptava aos processos de produção, hoje se vê substituído pelas máquinas automatizadas controladas por inteligência artificial ao mesmo tempo em que reivindicam seus direitos na participação desses processos. O trabalhador observando a quem de fato se beneficia das tecnologias vigentes, representado no painel como "o garoto" sentado, desolado que obtém seu sustento através dos App's de entrega.

Com assinatura do artista Beto Silva, o painel busca trazer discussões presentes no século XXI como o uso da inteligência artificial e a "uberização" das relações trabalhistas.

Inauguração do Painel: 14/08/2023, Aniversário de 39 anos do Sindpd

Sobre o autor:

BETO SILVA

Grafiteiro, ilustrador e arte-educador. Tem grande atuação no circuito cultural paulistano. De 2005 a 2009 participou do coletivo de arte urbana Gente Muda, cujos últimos trabalhos resultaram no documentário "Gente Muda - De muro em muro". Em 2012, participou do curta de animação "A Greve", uma pintura da obra de Sergei Eisenstein, na qual pintou os 5 grandes painéis que serviram de base para as filmagens e animação.

Em 2013, Beto levou seus traços para os muros da Argentina e Uruguai. Em 2014, ilustrou a história em quadrinhos "Pelo Vale das Sombras" escrito por Guilherme Leite, que foi publicada em um livro de quadrinhos coletivo intitulado "Servos dos Servos". Roteirizou e ilustrou a HQ "Fotogramas". Participou também do média-metragem "O Mito da Criação" de Cecília Engels, onde suas ilustrações serviram de base para a história que foi animada posteriormente. Em 2018, filmou e dirigiu a fotografia do curta ?Cimento Armado?, de Camila Lima.

Beto Silva colabora também com ilustrações para diversas publicações independentes. Como arte educador, ministra oficinas de desenho, HQ e graffiti desde 2008 em instituições como NPPE, Ação Comunitária, Ação Família, Fábrica de Criatividade, Fábricas de Cultura, entre outras.

Instagram: @betosilva.sp