Notícias
Responsabilidade Social
WhatsApp
28 de Maio de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Sindpd garante inclusão de PCDs no setor de Tecnologia
Campanha 'Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença' incentiva empresas de TI de São Paulo a cumprirem a legislação de inclusão de PCDs no mercado de trabalho



No início de abril, o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) lançou a campanha "Empresa Legal, Inclusão Real: Cumpra a cota, faça a diferença", criada para combater o descumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (PCD's) por parte das empresas de TI do estado. O sindicato constatou - a partir de dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho - que mais da metade das empresas de TI de São Paulo não cumprem a cota PDC.

A partir daí, o sindicato realizou diversas ações para auxiliar o setor de TI a se adequar à legislação, como a criação de um banco de vagas exclusivos para PCDs, além de propor parcerias para empresas interessadas em fazer a sua parte. Os esforços da entidade sindical já começam a dar resultados: a Qintess, gigante do setor, acaba de ganhar o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em relação à presença de pessoas com deficiência entre seus colaboradores.

"O Sindpd lançou recentemente uma campanha para o cumprimento de cotas PCDs no setor de TI. A Qintess saiu na frente, é um exemplo para o mercado, pois demonstra compromisso e sensibilidade com esse tema e com seus colaboradores. De maneira geral, pouquíssimas empresas aceitam esse desafio em qualquer segmento econômico e a Qintess é uma delas, servindo como exemplo num mercado tão competitivo. Estamos muito felizes com a construção de parcerias para ampliar ainda mais a diversidade na empresa e no setor ", destaca Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP.

O certificado do MTE comprova para o mercado que a companhia respeita as cotas destinadas em seus quadros a profissionais desse universo. Internamente, a companhia também promove treinamentos entre funcionários e executivos para acolher a chegada dos novos colegas e compreender melhor os seus desafios, tornando o ambiente ainda mais colaborativo. Além disso, todas as vagas de emprego abertas pela empresa são inclusivas, ou seja, oferecidas também a pessoas com deficiência.

"A Qintess é um agente indutor de evolução e prosperidade, acelerando o melhor da essência dos nossos clientes. Para isso, buscamos o melhor da nossa sociedade. A diversidade e a inclusão são grandes valores nossos e investimos cada vez mais neste pilar da nossa política de inclusão, governança e responsabilidade social, A diversidade permite que inovemos ainda mais e nos torna muito melhores, e a certificação do MTE mostra que estamos no caminho certo e na liderança desse movimento no mercado de TI", explica Nana Baffour, Chairman, CEO & Chief Culture Officer da Qintess.

"Temos um ambiente cada vez mais inclusivo numa jornada contínua e essa troca de experiências nos torna uma empresa muito melhor, capaz de inovar ainda mais. Esse é um valor inestimável para a Qintess e queremos compartilhá-lo com nossos clientes e o mercado em que atuamos", acrescenta Nana Baffour.

Banco de Vagas para PCDs

Como parte da campanha, o sindicato paulista lançou um banco de vagas exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs), com objetivo de simplificar o processo de contratação para as empresas e ampliar as oportunidades para a comunidade de PCDs. A iniciativa permite que os candidatos interessados se inscrevam no programa e tenham seus perfis profissionais encaminhados diretamente às empresas que oferecem posições compatíveis.

"Não se trata apenas do preenchimento das vagas, mas de entender a lei como uma política de inclusão. As empresas devem buscar criar oportunidades através do investimento em qualificação profissional. A campanha oferece soluções práticas para que as empresas se adequem e promovam a inclusão verdadeira no ambiente corporativo.", esclarece o sindicato paulista.

Este sistema não só agiliza o processo de encontrar candidatos qualificados, mas também assegura que mais PCDs possam integrar o mercado de trabalho, em posições que antes eram de difícil acesso. Se trata de um passo significativo para facilitar o acesso ao emprego para PCDs no setor de TI.

Site da campanha (com link para inscrição no banco de vagas): https://sindpd.org.br/sindpd/site/inclusao/


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo reduz