Jurídico
22 de Dezembro de 2023
Crueldade! Sindpd aciona justiça após demissão em massa na Kyndryl em plena semana do Natal
Sindicato recebeu relatos de trabalhador em licença médica demitido

O Sindpd tomou medidas legais nesta sexta-feira (22) ao entrar com uma ação na justiça do trabalho solicitando uma audiência com a Kyndryl, empresa que realizou demissões em massa na semana do Natal sem negociação sindical prévia.

Na ação, o Sindpd destaca a atual classificação sindical da empresa, alegando ser "comércio varejista de material de construção", o que nega aos trabalhadores acesso a uma Convenção Coletiva de Trabalho mais favorável, em contraste com a prática atual da empresa.

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd) iniciou essa ação após receber relatos de trabalhadores demitidos, alguns enquanto estavam de licença médica, sem assistência dos sindicatos "representantes". Estes sindicatos afirmaram só poder atender após o recesso, até 16/01.

O Sindpd ressalta a essencialidade da categoria e a responsabilidade das entidades que os representam, destacando a necessidade de um plano de contingência para atender independentemente de recesso ou férias coletivas.

Em referência à decisão recente do STF sobre demissões em massa, o Sindpd salienta a exigência de intervenção sindical prévia para tais dispensas, enfatizando que essa exigência não se confunde com autorização ou acordo prévio por parte dos sindicatos.

A ação ressalta a gravidade das demissões na semana do Natal, particularmente pela falta de cuidado: "Não estamos lidando com uma pequena empresa, mas sim com uma BigTech, parte da IBM, a maior empresa de tecnologia do mundo! Essas demissões, sem negociação, são desnecessárias e cruéis para com os trabalhadores. É absurdo e aviltante que sindicatos dos comerciários, que se autointitulam 'representantes', ignorem a situação alegando recesso até 16/01, deixando os trabalhadores à própria sorte."

O Sindpd destaca casos de trabalhadores demitidos estando em licença médica, evidenciando a falta de cuidado por parte da empresa.

A ação encerra com um pedido de uma mesa de negociação no Tribunal: "Com o objetivo de resolver essa situação o mais breve possível, solicitamos a designação de uma reunião neste Tribunal para tentativa de acordo referente às demissões em massa dos trabalhadores da empresa requerida."

Os trabalhadores demitidos podem nos acionar pelo e-mail: [email protected] ou pela DM das nossas redes sociais.