Jurídico
10 de Janeiro de 2024
Demissão em massa: Sindpd e Kyndryl terão audiência dia 24
Ação foi movida pelo sindicato dos trabalhadores por causa da dispensa em massa sem intervenção sindical ocorrida no fim do ano passado as vésperas do Natal

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região marcou para o dia 24/01, quarta-feira, via videoconferência, uma audiência da conciliação entre Sindpd e Kyndryl na ação movida pelo sindicato dos trabalhadores por causa da dispensa em massa sem intervenção sindical ocorrida no fim do ano passado as vésperas do Natal.

Entenda o caso:

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd) iniciou essa ação após receber relatos de trabalhadores demitidos, alguns enquanto estavam de licença médica, sem assistência dos sindicatos "representantes". Estes sindicatos afirmaram só poder atender após o recesso, até 16/01.

O Sindpd destacou a essencialidade da categoria e a responsabilidade das entidades que os representam, destacando a necessidade de um plano de contingência para atender independentemente de recesso ou férias coletivas.

Em referência à decisão recente do STF sobre demissões em massa, o Sindpd salienta a exigência de intervenção sindical prévia para tais dispensas, enfatizando que essa exigência não se confunde com autorização ou acordo prévio por parte dos sindicatos.

A ação proposta pelo Sindpd ressaltou a gravidade das demissões na semana do Natal, particularmente pela falta de cuidado: "Não estamos lidando com uma pequena empresa, mas sim com uma BigTech, parte da IBM, a maior empresa de tecnologia do mundo! Essas demissões, sem negociação, são desnecessárias e cruéis para com os trabalhadores. É absurdo e aviltante que sindicatos dos comerciários, que se auto intitulam 'representantes', ignorem a situação alegando recesso até 16/01, deixando os trabalhadores à própria sorte."

Os trabalhadores demitidos podem nos acionar pelo e-mail: [email protected] ou pelo nosso Whatsapp