14 de Julho de 2023
Deu na mídia: Sindicato de TI vai à Justiça para impedir demissão em massa na Zup, do Itaú

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo - Sindpd/SP - impetrou na tarde desta quinta-feira (13) com uma ação preventiva na justiça do trabalho para proibir a empresa Zup, do Itaú, de novas demissões em massa sem intervenção sindical, conforme estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do tema 638.

De acordo com o Sindpd/SP, inúmeros relatos chegaram ao sindicato revelando medo, sobrecarga e insegurança com as ondas de demissão promovidas pela empresa. Em maio, a Zup, que teve 51% comprado pelo Itaú, em 2019, por R$ 293 milhões, começou a onda de demissões. Rumores dão conta que mais de 200 funcionários já foram demitidos.

Criada em 2011 em Uberlândia, a Zup tem quatro produtos open source no mercado e uma série de desenvolvimentos específicos para os clientes. A empresa tem na sua carteira de clientes empresas como Via Varejo, Sodexo e Elo.

Reprodução: Convergência Digital