Notícias
Imprensa
WhatsApp
29 de Junho de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Menos da metade dos postos de trabalho reservados a pessoas com deficiência estão ocupados, diz levantamento
A lei determina que empresas com mais de 100 funcionários devem destinar de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência.



A lei determina que empresas com mais de 100 funcionários devem destinar de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. No entanto, o último levantamento do Ministério do Trabalho revelou que menos da metade dos postos reservados essas pessoas estão ocupados.

Em Fortaleza, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferece pelo menos 250 postos de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência.

"Vários desafios são inerentes a ocupação desses postos de trabalho. Desde a mobilidade desses trabalhadores, acessibilidade dos locais de trabalho, a preparação dessas empresas para entenderem que esse profissional é importante para a produtividade. Pode contribuir, pode agregar valor às empresas", Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará.

Francisco Clayson Lima, que é contador, tem sequelas no braço de um acidente que sofreu. Agora, ele faz um curso de assistente administrativo para voltar ao mercado. "Tenho muito a oferecer", diz.

Em Fortaleza, uma empresa de tecnologia foca na contratação de pessoas neurodiversas e isso tem ajudado no preenchimento das vagas.

"Hoje a gente tem oito funcionários com síndrome de down. (...) [Os funcionários] Devolvem uma parcela de contribuição muito significativa para o nosso negócio", conta Lucas Costa da Silva, coordenador de Desenvolvimento Humano.

Davi Souza Melo é portador de síndrome de down e trabalha como auxiliar de loja. "A gente entrega muito amor, carinho e atenção. A gente já vai com soluções e práticas", conta.




Com Informações: Jornal da Globo


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz