02 de Agosto de 2023
Semana de 4 dias gera melhora em ambiente e aumento de produtividade, dizem empresas
CEOs de empresas apontam melhora em indicadores como motivação, satisfação e felicidade dos trabalhadores

A melhora no ambiente de trabalho e os ganhos de produtividade já permitem que a jornada dos trabalhadores possa ser reduzida para quatro dias por semana, segundo avaliam executivos de empresas que adotaram o modelo de quatro dias de trabalho, sem perda de salário, no Brasil.

Enquanto a iniciativa "4 Day Week" deve começar o experimento da semana de 4 dias de trabalho no Brasil em setembro, o país já tem empresas que adotaram a jornada reduzida sem perda de salário por conta própria, e confirmam os resultados positivos que já foram observados em diversos países.

Os executivos das empresas Shoot e Vockan Consulting relataram ao portal Terra que observaram ganhos de produtividade associados à melhora na qualidade de vida dos funcionários.

A Shoot começou a testar o modelo no início de 2022 e pretende mantê-lo indefinitivamente. Mais de um ano e meio depois, o sócio-fundador, Luciano Braga, afirma que os 11 colaboradores da agência estão mais motivados e satisfeitos.

"As pessoas estão tendo maior qualidade de vida com a semana reduzida. Percebemos que os funcionários têm gostado. Estão mais motivados e descansados para trabalhar na semana. É um modelo que está dando muito certo e que veio para ficar", conta.

Fabrício Oliveira, CEO da multinacional Vockan Consulting, que desenvolve softwares de gestão, diz que também observou que a entrega dos cerca de 100 trabalhadores da empresa aumentou significativamente.

"Dentre outros indicadores como qualidade de vida, gestão do tempo e felicidade, nós percebemos que a nossa produtividade aumentou em 23%. Obviamente é um movimento disruptivo. Ele acaba criando uma série de desafios, mas o modelo vem se provando sustentável", avalia o executivo.

Nas duas empresas, a semana de 4 dias de trabalho funciona da mesma forma, com uma equipe que trabalha de segunda a quinta, e outra de terça a sexta. Desta forma, quem folga na segunda ou na sexta tem três dias livres seguidos.

Apesar da satisfação, os dois executivos contaram que a novidade gerou ansiedade em alguns funcionários inicialmente, que se sentiram culpados por não estarem produzindo durante os cinco dias da semana tradicional.

"No início foi engraçado que todo mundo ficava ansioso com esse dia off. Eles não sabiam o que fazer com esse dia de descanso; ficaram um pouco ansiosos por não estar trabalhando e produzindo. Mas, com o tempo, foram relaxando e percebendo que estava tudo certo", disse Luciano Braga.

"Teve uma funcionária que chegou para mim e falou: 'Fabrício, no início eu não gostei'. Daí eu disse: 'Caramba, como não gostou?' E ela respondeu: 'Fabrício, eu estava me sentindo culpada por folgar nas segundas e meu filho me vendo em casa sem fazer nada'", contou o CEO da Vockan.

Apostando na melhoria da qualidade de vida dos funcionários, as empresas têm recebido reconhecimento por agências externas. A Shoot foi destaque na pesquisa "Melhores para o Brasil", conduzida pela Humanizadas, empresa de inteligência de dados que avalia as organizações comprometidas com a Nova Economia.

Já a Vockan é certificada pela Great Place to Work (Ótimo Lugar para Trabalhar), selo concedido às companhias que têm um bom ambiente de trabalho e oferecem excelente atendimento ao cliente.

(Fonte: Terra)
(Foto: Divulgação)