Notícias
Jurídico
WhatsApp
16 de Fevereiro de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Sindpd recebe denúncia sobre pejotização na Cayena
Denúncia enviada pelo MPT aponta que empresa pejotiza trabalhadores e não cumpre Convenção Coletiva do Sindpd



O Sindicato dos Trabalhadores em TI recebeu uma denúncia do MPT contra a empresa Cayena Tecnologia pela prática de pejotização dos trabalhadores e o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho do Sindpd.

A pejotização é uma prática ilegal que ocorre quando um trabalhador é contratado como pessoa jurídica (PJ) em vez de ser admitido como funcionário registrado formalmente pela empresa. Essa estratégia é frequentemente utilizada pelas empresas como uma forma de reduzir custos trabalhistas, evitando pagar benefícios e direitos trabalhistas. Os riscos da pejotização são significativos, tanto para os trabalhadores quanto para o Estado, já que priva os empregados de benefícios e proteções garantidos pela legislação trabalhista, como férias remuneradas, décimo terceiro salário, seguro-desemprego e contribuições para a previdência social.

A pejotização tem o efeito de nivelar o mercado de trabalho para baixo ao criar condições precárias e desiguais para os trabalhadores. Como resultado, tem-se uma deterioração geral das condições de trabalho e uma crescente precarização das relações empregatícias, afetando negativamente não apenas os trabalhadores diretamente envolvidos, mas também a sociedade como um todo.

Além de nivelar o mercado de trabalho para baixo, a pejotização também afeta a livre concorrência e o livre mercado ao criar uma concorrência desleal entre as empresas. Ao optarem pela pejotização, as empresas que adotam essa prática conseguem reduzir seus custos trabalhistas de forma significativa, o que lhes confere uma vantagem competitiva injusta em relação às empresas que cumprem suas obrigações trabalhistas e previdenciárias conforme a lei. Isso distorce a competição no mercado, favorecendo aqueles que exploram os trabalhadores e desrespeitam a legislação vigente. Dessa forma, a pejotização desencoraja a inovação e a melhoria das condições de trabalho, uma vez que as empresas podem optar por caminhos mais fáceis e econômicos em detrimento do bem-estar dos trabalhadores e da qualidade do ambiente laboral.

"Quando falamos de pejotização estamos falando de trabalhadores que estão sendo pejotizados para ganhar menos até que o piso da categoria. Denúncias do uso de MEI no setor de TI, o que é proibido pela legislação, para não pagar os direitos que os trabalhadores tem direito como VR, VT, PLR, convênio médico, auxílio-creche, horas-extras... É precarização na essência, fruto das maldades da Reforma Trabalhista e das alterações trabalhistas dos últimos anos", aponta Antonio Neto, presidente do Sindpd.

Caracteriza-se como fraude trabalhista quando há uma relação de subordinação entre o contratante e o contratado, ou seja, quando o trabalhador exerce suas funções de forma dependente e contínua da empresa, configurando um vínculo empregatício disfarçado. A pejotização como fraude é uma prática danosa que compromete os direitos dos trabalhadores e a integridade do mercado de trabalho.

Além da subordinação, a pejotização como fraude trabalhista também se caracteriza por três elementos-chave: onerosidade, habitualidade e pessoalidade. A onerosidade refere-se à contraprestação financeira pelo trabalho realizado, ou seja, o trabalhador recebe um pagamento em troca dos serviços prestados à empresa. A habitualidade diz respeito à continuidade, exclusividade e regularidade da prestação de serviços ao longo do tempo, indicando que o trabalhador exerce suas atividades de forma constante e recorrente para a empresa, exemplo, o trabalhador cumpre jornada de trabalho formal.

Por fim, a pessoalidade significa que o trabalho é prestado de forma pessoal e intransferível pelo próprio trabalhador, não podendo ser substituído por outra pessoa sem autorização prévia do contratante. Estas características evidenciam a existência de uma relação de emprego mascarada pela pejotização, revelando a prática fraudulenta e a necessidade de combate efetivo contra essa forma de precarização do trabalho.

O não cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho significa que as empresas deixam de cumprir cláusulas com conquistas históricas como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o pagamento do VR, a abertura da negociação da PLR, o adiantamento do 13º salário, o pagamento de complemento previdenciário em caso de afastamento ou mesmo garantias e benefícios como a ampliação das ausências legais.

É importante ressaltar que o Sindpd está ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da Cayena que enfrentam situações de desrespeito à Convenção Coletiva ou à legislação trabalhista. Caso você esteja passando por alguma situação desse tipo, pedimos que entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]ou pelo Whatsapp (11) 3823-5600.





banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz