Com a participação incisiva de toda a diretoria, o Sindpd discutiu minuciosamente, de 20 a 22 de outubro, as alterações estratégicas na proposta de pauta da Convenção Coletiva de Trabalho 2011, no Hotel Ceaser Business, em São Paulo. Os principais temas abordados foram: Participação nos Lucros ou Resultados (PLR); Aumento real de salário; Auxílio-Refeição. A assembleia também analisou ainda as demais propostas de real interesse para a categoria, centenas delas foram cadastradas no site pelos sócios.
Este foi o primeiro passo da campanha salarial de 2011. Dezenas de modificações na Convenção Coletiva foram propostas pela diretoria, tendo por objetivo ampliar ainda mais os benefícios dos profissionais de TI. Todas as modificações serão discutidas e votadas nas Assembleias a serem realizadas no início de janeiro. Posteriormente, a pauta aprovada será encaminhada para o sindicato patronal, dando início ao processo de negociação.
Por três dias o Sindpd organizou um seminário de preparação de pauta com diversas atividades e palestras. “As apresentações se enquadram no contínuo processo de atualização do Sindpd para que possa continuar representando adequadamente os trabalhadores de TI”, afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd.
A primeira delas aconteceu na manhã de 20 de outubro no Hotel Renaissance, com a palestra “Tendências da Tecnologia”. Nela, o especialista em TI, Silvio Meira, alertou sobre a necessidade do país investir em inovação, para que seja contínuo o desenvolvimento da indústria nacional. Na mesma data, no período da tarde, a secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Zilmara David de Alencar, falou sobre o Sistema Mediador, uma ferramenta que registra no site do MTE todos os acordos coletivos entre sindicatos e empresas, garantindo a transparência das negociações. Para a secretária, o Sindpd demonstra envolvimento com o Sistema Mediador pois foi primeiro a utilizar o serviço. Para finalizar a programação do dia, foi exibido o documentário “Capitalismo – uma história de amor”, de Michael Moore.
O segundo dia de seminário teve a participação do jornalista da TV Globo José Roberto Burnier que durante a sua palestra “Relacionamento com a Imprensa (media training) + Internet” reconheceu a relevância da área de TI no mundo atual e elogiou o departamento de comunicação do Sindpd. Burnier observou a importância do envolvimento dos sindicatos com a imprensa, para aumentar a transparência e o direito à informação. Mais tarde, o professor de oratória, Reinaldo Polito, apresentou “Comunicação para Grupos e Relacionamento Interpessoal”, ilustrando com diversas técnicas para falar melhor em público. As dicas aperfeiçoarão o envolvimento entre os representantes sindicais e os trabalhadores, durante as assembléias e negociações. Para finalizar a programação do dia, foi exibido o filme “Tropa de Elite 2 – o inimigo agora é outro”, de José Padilha.
A reunião de pauta chegou ao terceiro dia com a convenção coletiva para as negociações de 2011. Houve intenso debate sobre as leis trabalhistas e de como aplicá-las adequadamente aos trabalhadores de TI. “O envolvimento, neste caso, é companheiro inseparável do Sindpd pois a história e o compromisso do sindicato é com a defesa e ampliação dos direitos da categoria”, enfatiza Neto.
NULL