RIO, BRASÍLIA e SÃO PAULO. Uma falha no centro de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados do governo federal (Serpro) em São Paulo interrompeu ontem, por aproximadamente duas horas, a transmissão das declarações do Imposto de Renda (IR) pela internet. Além disso, a pane levou postos do Detran de todo o país, inclusive do Estado do Rio, a suspender, durante a manhã, serviços de emissão de carteiras de habilitação e de licenciamento de veículos.
Foi o segundo problema na base de dados do Serpro em apenas uma semana. De acordo com o Serpro, houve uma “falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica” em sua unidade de São Paulo.
– O sistema ficou inoperante das 8h45m às 10h45m. Nosso no-break falhou e mudamos o fornecimento de energia para um gerador próprio. Mas esse equipamento também apresentou problema – informou Carlos Torres, assessor de imprensa do Serpro. – Com o objetivo de proteger as informações armazenadas, desligamos o centro de dados, para evitar que fosse diretamente atingido por uma variação de energia. Para que o problema não se repita, está prevista para o próximo sábado uma parada técnica, durante a qual substituiremos aparelhos elétricos.
Receita já estaria pensando em um “plano B”
Na semana passada, houve um problema semelhante no Serpro, provocado por fortes chuvas que causaram grandes oscilações na transmissão de energia na cidade de São Paulo.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os contribuintes não tiveram problemas para baixar o programa para o preenchimento da declaração, mas ficaram impedidos de enviá-las durante a falha do Serpro. Ele disse que não houve maiores transtornos, mas a Receita Federal ficou preocupada com o problema e vai propor alternativas para evitar novas panes.
De acordo com Adir, técnicos da Receita vão começar a estudar um “plano B”. O objetivo é evitar que uma falha localizada comprometa a transmissão de dados no restante do país.
– Não houve nada grave, até porque o problema ocorreu no segundo dia de entrega das declarações do IR. Porém, imagine se fosse no último dia. Vamos começar a tratar este assunto com mais cautela – disse Adir.
Uma alternativa, segundo ele, seria propor ao Serpro um sistema pelo qual uma falha em São Paulo (que hoje recebe as declarações de todo o país) possa ter correção em outras localidades nas quais haja capacidade para fazer recepção de dados. De acordo com o supervisor do IR, isso poderia ser feito em Porto Alegre, no Rio de Janeiro, em Salvador ou em Belo Horizonte.
A Receita Federal informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não houve envio parcial de dados de contribuintes.
Até as 18h30m de ontem, 264.700 mil contribuintes já haviam entregue suas declarações do IR de 2011.
Sindicato diz que faltam investimentos
No Rio, 49 postos de vistoria e 72 postos de habilitação do Detran foram afetados pela pane. O órgão informou que os motoristas que não conseguiram fazer vistorias de veículos podem retornar em até cinco dias úteis sem precisar agendar outra vez o serviço. Mas quem havia programado para ontem a prova teórica da primeira habilitação ou da renovação do documento precisará remarcar o serviço. Em média, 21,2 mil pessoas são atendidas diariamente nos postos.
Os 155 postos de identificação civil do estado, segundo o Detran, não foram afetados pela pane no Serpro de São Paulo.
Para o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo (Sindpd), o Serpro não está investindo o suficiente para atender à demanda crescente por serviços. De acordo com o presidente da entidade, Antônio Neto, o Serpro presta cada vez mais serviços a órgãos federais, mas não conta com uma estrutura adequada para isso.
“Não houve investimento para ampliar as redes internas de energia elétrica e armazenamento de dados. A partir deste ano, não é mais possível entregar a declaração do IR em papel. Um dia depois de aberto o prazo para transmissão de declarações, acontece esse problema”, reclamou Neto.
fonte: Agência O globo
NULL