O Sindpd encerra o ano de 2012 com diversos acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados firmados com empresas de grande porte e também com as menores, que possuem menos de 50 funcionários e não se enquadram na obrigatoriedade prevista na Convenção Coletiva.
Confira abaixo os principais detalhes dos acordos fechados com a participação dos diretores do Sindpd:
Cadmus e Cadsor
Dois sócios estão à frente das duas empresas. O acordo de PLR, firmado em 5 de dezembro, vale para as duas companhias que, juntas, possuem mais de 200 funcionários.
Os trabalhadores receberão um valor fixo, em uma única parcela, a ser pago no dia 20 de março de 2013. Para o ano que vem, os sócios pretendem iniciar as negociações já no começo do ano para estabelecer métricas.
Esta foi a primeira vez que as empresas implantam o programa de PLR. "Consideramos um grande avanço, estabelecendo de vez o conceito de PLR. O Claudinei, diretor e sócio da empresa, assimilou com muita naturalidade a adoção da PLR e foi ele mesmo quem propôs antecipar as negociações para o próximo acordo. No meu entender estabelecemos com esta empresa, além de uma relação profissional, uma relação de amizade e respeito mútuo", destacou Edison Alexandre Galli, diretor do Sindpd.
O diretor Celso Lopes também acompanhou as negociações.
Ciatech Soluções Digitais
A Ciatech fechou o acordo de PLR pela primeira vez e também já firmou a implantação do programa de 2013. No total, 187 funcionários receberão o benefício.
Para 2012 não haverá indicadores, a empresa pagará um valor fixo para todos os trabalhadores de forma linear, em uma única parcela, em março de 2013. Quanto ao programa de 2013, existem indicadores de resultado, faturamento e despesas totais. "Além destas métricas, pela primeira vez fiz uma PLR que também levará em consideração o turnover da empresa, ou seja, quanto menor a rotatividade de funcionários, maior será a PLR", conta Celso Lopes, diretor do Sindpd. O pagamento de 2013 está agendado para fevereiro de 2014.
"Foi uma negociação tranquila. Algumas situações foram discutidas com o sindicato e alteradas no documento original, beneficiando ainda mais os trabalhadores. A PLR foi amplamente discutida com a comissão de trabalhadores, composta por 10 pessoas, em diversas reuniões entre trabalhadores e empresa. Segundo os próprios integrantes da comissão, o acordo inicialmente ficou muito bom", destacou Celso.
Asuris
No dia 20 de dezembro, Walter Volpe, diretor do Sindpd, realizou uma assembleia na empresa Asuris para a aprovação do acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados. Aprovado por unanimidade, esta é a primeira vez que a companhia implanta o programa.
Os 160 trabalhadores receberão um valor fixo até o dia 31 de março de 2013. Para o ano que vem, o processo deve mudar. "A partir do ano que vem, a empresa elegerá a comissão de empregados e estabelecerá metas a fim de melhorar o desempenho da companhia e aumentar a participação dos empregados no lucro ou nos resultados", afirma Volpe.
,,