Por trabalhar nos bastidores, o profissional da Arquitetura de Informação nem sempre é reconhecido pelo público internauta. No entanto, nesta área, não ser lembrado pode ser uma boa notícia, uma vez que os especialistas do segmento são responsáveis por tornar a experiência de um usuário de mídia digital ─ ou software específico ─ mais próxima do considerado ideal. Em outras palavras, enquanto tudo estiver funcionando como esperado não há problemas.
Muitos destes profissionais estiveram reunidos na tarde do dia 16 de fevereiro, na sede do Sindpd, para o WIAD, World Information Architecture Day, evento promovido pelo Information Architecture Institute e organizado, no Brasil, pela Saiba +, empresa dirigida pelas sócias Carolina Leslie, Ana Coli e Alessandra Nahra.
"Trata-se de um evento mundial muito importante, que irá fomentar o setor de TI. Ficamos contentes por sediarmos o WIAD. As portas do sindicato sempre estarão abertas", disse Antonio Neto, presidente do Sindpd.
Por conta do feriado de carnaval, a edição brasileira do WIAD 2013 ocorreu uma semana depois da data oficial do evento, que ocorreu simultaneamente em 14 cidades ao redor do mundo no dia 9 de fevereiro.
Para um evento deste porte, seis palestrantes renomados no mercado de TI foram convidados. A apresentação de cada um destes profissionais ficou por conta das sócias da Saiba +, que logo de início já avisaram que haveria distribuição de prêmios no final do WIAD. Foram sorteadas 5 licenças de 6 meses para UXPin, 3 licenças de 3 meses para Treejack, 1 biblioteca digital Rosenfeld Media e uma licença Auxere pro.
O Sindpd começa sua agenda de 2013 com novos parceiros, levando novos conhecimentos para a categoria que mais cresce no Brasil.
UOL
A primeira palestra foi ministrada por uma dupla do UOL: Luciana Terceiro, coordenadora da equipe de concepção de produtos, diretoria de pesquisa e desenvolvimento, e Ana Paula Batista, analista de produtos da equipe de P&D -concepção e interface.
Após uma apresentação bastante descontraída, as duas profissionais explicaram como é a estrutura e o processo de planejamento no UOL, além de contar suas experiências.
"Como diz Steve Jobs, a gente precisa começar com a experiência do consumidor e não com a tecnologia. Todo profissional de UX sabe que conhecer o usuário é a base para exercer o nosso trabalho. Saímos do papel de arquiteto, daquele que recebe uma demanda e desenha uma interface, para um papel de investigador, que vai realmente atrás do usuário e quer entender em qual contexto ele vai usar o produto", disse Luciana, que trabalha há 15 anos com internet e há oito anos está no UOL.
"Muita coisa aprendemos na prática mesmo, com acertos e também gafes cometidas. Outra coisa, não é sempre que temos recursos para fazer do jeito que gostaríamos, porém isso não é motivo para não fazer uma pesquisa. Nós realizamos um trabalho menor, o que for necessário para que possamos responder ao menos uma pergunta. Pode não sair da forma ideal, mas conseguimos ter resultados", frisou Ana, que há 12 anos trabalha na área.
As profissionais contaram que oito pesquisas foram feitas por elas em 2011. Esse número cresceu para 22 em 2012 e a expectativa é de que, para 2013, 23 pesquisas sejam feitas apenas no primeiro semestre.
ADBAT/TESLA
A segunda palestra foi de Bruno D’Angelo, desenhista e diretor de criação da ADBAT/Tesla. Arrancando risos dos participantes, D’Angelo contou sobre a sua experiência de como foi desenvolver aplicativos em uma época na qual os apps ainda não existiam. Ele falou principalmente sobre tecnologias mobile e enfatizou as tendências e oportunidades no mercado de aplicativos.
"Há alguns anos o aplicativo era sonho e ninguém sabia direito o que era. Hoje o mercado está mais maduro e o otimismo de mobile voltou ao normal, o que é bom. Afinal os aplicativos não custam mais 200 mil reais", disse o diretor de criação.
D?Angelo ressaltou a importância de ser humilde ao elaborar um projeto. "Seja como designer, seja como arquiteto, se você for humilde o bastante para entender que o cara de código entende algo que você não domina, que é como o código conversa com o sistema e como o aplicativo conversa com o device, o seu aplicativo será melhor", afirmou.
LOCAWEB
Após um coffee break de aproximadamente 30 minutos, no qual os participantes puderam conversar entre si e trocar algumas experiências, a terceira palestra teve início com Patrícia de Cia, gerente de experiência do usuário da Locaweb, empresa que oferece hospedagem de sites e também outros serviços digitais.
A palestrante, que trabalha com internet há mais de 10 anos, mostrou bastante conhecimento técnico sobre os métodos de UX (pesquisas, protótipos, testes etc.) e contou sobre os desafios e benefícios de aplicá-los no dia a dia do desenvolvimento de produtos.
"Existe um movimento forte acontecendo nas grandes empresas, pois elas estão em busca de uma cultura nova. Elas procuram novos modelos porque não estão conseguindo alcançar os resultados", disse Patrícia.
A gerente enfatizou a busca da integração de UX com desenvolvimento e marketing, mas também citou os possíveis obstáculos para implantar essa ideia. "É importante exercitar essa ideia de colaboração, porém há alguns problemas como o designer fechado que não abre mão em nenhum momento da solução, o desenvolvedor que só está preocupado com o sistema, e quando o UX não é percebido como parte do time", explanou.
ITAÚ
A última palestra, uma das mais aguardadas, justificou as expectativas. Ministraram dois profissionais do banco Itaú: Luciano Pauri Pires, designer e especialista UX, e Matina Moreira, arquiteta de informação e especialista UX.
A dupla mostrou detalhes sobre a metodologia aplicada na construção do novo site do banco, um plano que demorou mais de um ano e que ainda segue vivo, com constantes melhorias. Segundo Matina, o objetivo do projeto era redefinir a experiência do usuário com o site itaú.com.
"Foi bastante complexo realizar uma grande mudança na plataforma por conta do processo burocrático, afinal é uma empresa muito grande. Selecionamos alguns clientes do banco e entrevistamos essas pessoas da forma menos evasiva possível. Identificamos que todos querem investir e ser uma pessoa com maior controle de sua vida financeira. No entanto, ser uma pessoa ativa dá muito trabalho e muitos não têm tempo. Ou seja, o banco precisa ajudar esses usuários a serem mais ativos, mas com menos esforço", explicou a arquiteta.
"Elencamos os principais objetivos dos clientes e colocamos na homepage. Todas as páginas têm uma lógica de construção. Temos um simulador que ajuda o cliente a decidir qual é o produto mais adequado para ele", exemplificou Pires.
Networking
O evento foi bastante relevante também para consolidar e ampliar a rede de contatos dos participantes (networking), que se reuniram no final das palestras em frente ao auditório Guarino Fernandes dos Santos, espaço destinado ao WIAD 2013.
Dentre um papo e outro, confira abaixo alguns comentários sobre o evento:
"As palestras foram muito boas e diversificadas. É um evento que fomenta a área, pois ajuda as pessoas a pensarem outros modos de atuação em TI. Em relação ao público, atendeu às nossas expectativas, o auditório estava lotado. Fomos muito bem recebidos pelo Sindpd, o apoio do sindicato foi muito importante. Não conhecíamos ainda a estrutura, que é linda e muito nova", Carolina Leslie, sócia da Saiba +, organizadora do WIAD.
"Os profissionais escolhidos para as palestras são ótimos e a estrutura do Sindpd acomodou muito bem este evento. Vim com um amigo e nós achamos o acesso fácil, praticamente ao lado do metrô. Trabalho na editora Abril com programação e há uma identificação com o que é feito lá, todas essas questões sobre fazer vários testes, usabilidade, mobile site, entre outros assuntos", Felipe Hardt, que trabalha com a transmissão de conteúdo de revistas para a ambiente web.
"O evento foi bem organizado. Achei interessante que existe uma geração nova de arquitetos. Geralmente quando você vai aos eventos encontra as mesmas pessoas. Deu uma boa renovada. É um mercado que está em expansão", Beatriz Palmeiro, que trabalha na área há seis anos.
"Vim sem expectativas e gostei bastante. As palestras foram válidas, pois tenho arquitetos trabalhando comigo", Fábio Sakae, que trabalha com mobile.
"Gostei particularmente da palestra do Bruno, pois ele deu exemplos bem válidos da vivência dele. As palestras ajudam porque nós tentamos pegar as experiências que eles mostram e as inserimos em nosso dia a dia com o objetivo de desenvolver melhor o nosso trabalho", Willian Sertório, que elogiou o auditório e a qualidade das palestras.
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