Os diretores do Sindpd têm trabalhado para que mais trabalhadores da tecnologia da informação tenham acesso à Participação de Lucros e/ou Resultados (PLR). Algumas empresas firmaram acordos pela primeira vez. Acompanhe abaixo como se deu a negociação e acordos fechados em cada uma delas.
TALENT PRO INFORMATION
No dia 17 de junho, o Sindpd convocou uma reunião com a empresa Talent Pro Information, no auditório do sindicato, para discutir a renovação do acordo de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR). Estiveram presentes o diretor do Sindpd, Walter Volpe, e a comissão de trabalhadores Maria dos Santos, Camila Gomes, Cristiane Sanches, representando os cerca de 250 funcionários da empresa.
O acordo firmado para o ano de 2013 foi que os benefícios fossem pagos em duas parcelas. A previsão é que eles sejam concedidos aos trabalhadores nos dias 15 de março e 15 de abril de 2014. "O acordo melhorou em relação ao ano anterior em função de uma distribuição percentual mais adequada e pela preocupação da empresa em divulgar o mesmo, detalhadamente, para todos os empregados", afirmou o diretor Volpe.
As metas estabelecidas para distribuição do percentual aos funcionários variam de acordo com a lucratividade da empresa, aprovados em assembleia.
MANDIC
A empresa Mandic recebeu os diretores do Sindpd e, em assembleia, fechou o acordo de PLR com os trabalhadores. O encontro foi realizado no dia 28 de maio e contou com a participação do diretor do Sindpd, Roberto Dantas, da Diretora Financeira da empresa, Rosangela Sutil de Oliveira, da gerente de Recursos Humanos, Simone Serpa, além da comissão de trabalhadores.
Para que o benefício da PLR seja concedido aos funcionários é necessário que as metas corporativas e individuais sejam cumpridas. Um total de 86 trabalhadores vão poder usufruir do acordo feito.
A data de pagamento da PLR está prevista para o dia 31 de março de 2014.
UNIVERSO EMPRESARIAL PARTICIPAÇÕES
Será pago ainda esse ano o valor da PLR referente a 2012, após a negociação feita entre o Sindpd e os representantes da Universo Empresarial Participações. É a primeira vez que o sindicato intermedia um acordo de participação dos lucros com a empresa, que atualmente tem no seu quadro 60 funcionários.
De acordo com o diretor do Sindpd, Walter Volpe, em se tratando da primeira reunião para discutir uma PLR, até que as conquistas são louváveis. "É um bom acordo por ser o primeiro, pelo fato dos empregados terem recusado a primeira proposta da distribuição de um montante fixo e por serem atendidos em suas reivindicações", destacou o diretor.
O pagamento acontecerá em julho de 2013, com um percentual estabelecido em cima do lucro líquido arrecadado pela empresa, e tendo como base a data de contratação do empregado, quando contratado durante o ano de vigência do presente acordo, para efeito de pagamento proporcional ao período trabalhado.
ARCA SOLUTIONS
Em assembleia realizada no dia 18 de junho, os trabalhadores da Arca Solutions, de Bauru, aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados referente ao ano de 2013. Pela primeira vez, a empresa implementa o programa.
Erick Prado Arruda, diretor da regional de Bauru, apresentou aos trabalhadores a proposta de PLR, que foi definida após intensas negociações com a comissão de funcionários. "O esforço conjunto sempre será a melhor alternativa para a satisfação dos empregados, o crescimento da empresa e para o engrandecimento de toda a comunidade de Tecnologia da Informação", frisou Arruda.
O benefício é visto com bons olhos pela empresa. "Por meio da PLR, pretendemos iniciar um processo de mudança na empresa. Vamos identificar os problemas e melhorar nossos planejamentos, processos e, consequentemente, os resultados", afirmou Cinthia Magalhães, diretora administrativa da companhia.
O pagamento da PLR será em duas parcelas, sendo a primeira em 5 de agosto de 2013 e a segunda em 5 de fevereiro de 2014. 47 trabalhadores ativos e 7 inativos devem receber o benefício.
CITEL
Em prol dos trabalhadores da Citel, os diretores do Sindpd, João Barreto e Sandra Maria, se reuniram com os representantes da empresa e a comissão de trabalhadores composta por Ana Paula, Thiago Caetano e Luana Santos para renovar o acordo de (PLR), referente ao período de 2013. A reunião foi realizada no dia 18 de junho.
Os valores do pagamento da PLR serão efetuados em duas parcelas. A primeira ocorrerá no dia 30 de julho desse ano, e a segunda ficou acordada para ser paga em 30 de janeiro de 2014. Os 20 funcionários serão beneficiados. "É a primeira vez que a empresa fecha acordo de PLR com o Sindpd e os trabalhadores ficaram satisfeitos com o programa implantado", comemora o diretor Barreto.
É importante salientar que as metas para receber o benefício é a análise das faltas, além de ser calculado o repasse em cima do ebtida – termo usado para definir o montante lucrado pela empresa sem levar em conta os impostos e outros efeitos financeiros.
ENTRUE BRASIL
Quem também pagará o valor do benefício em duas parcelas é a empresa Entrue Brasil. O Sindpd, por meio dos diretores João Barreto e Sérgio Rosa, firmaram um acordo que estabelece um valor fixo de PLR para esse ano.
A primeira parcela foi marcada para o dia 20 de junho de 2013, e o segundo pagamentos será efetuado no dia de 20 de dezembro de 2013. Os 18 funcionários receberão a Participação nos Lucros e/ou Resultados.
,,,