Embora a festa de lançamento da Campanha Salarial sempre marque o início de um nova jornada de lutas com vistas à manutenção e ampliação das conquistas dos trabalhadores de TI, a 18ª edição da Sindpd Fest também serviu de pano de fundo para que a categoria pudesse expor suas percepções acerca das vitórias de 2014, ratificadas pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) quando da sentença do dissídio de greve.
Os profissionais de TI, em sua maioria, bem avaliaram a atuação do Sindpd. Tal perspectiva encontra amparo na análise do funcionário da MSP Tecnologia, Alexandre Pereira, que, apesar de já ter sido filiado ao sindicato dos metalúrgicos, não mediu elogios à Entidade. "Para mim, particularmente, o Sindpd é muito mais atuante do que o próprio sindicato dos metalúrgicos, pois é um sindicato mais próximo, tem uma atenção especial. Todas as conquistas deste ano são muito boas para a categoria e eu estou muito feliz com o Sindpd. No ano passado eu fiquei desempregado e parei de contribuir. Logo na sequência, quando voltei a trabalhar, já me sindicalizei novamente", destacou.
Atento aos impasses durante a negociação com o sindicato dos empresários, Sidney Molina, trabalhador da Prodesp, também considerou positivo o balanço de 2014 e ainda evidenciou a importante resistência da categoria, capaz de garantir a conquista de grande parcela das reivindicações. "Acho que a campanha de 2014 foi ótima. A luta na Justiça e a dedicação do Sindicato para conseguir o que reivindicamos foi muito boa. Queremos aumento acima da inflação", disse.
Durante este ano, as conquistas da categoria em muito resultaram da unidade existente entre a diretoria do Sindpd e os trabalhadores do setor, já que é esta consonância de interesses que fortalece ainda mais a luta de profissionais tão importantes para o progresso do País. "A cada ano a categoria se fortalece mais; e ainda bem, porque nosso papel na empresa é muito importante, sem nós a empresa não funciona. Eu espero do Sindicato a continuidade do que ele já vem fazendo e que os empresários cedam um pouco mais para repartir o lucro, já que as empresas ganham muito", sentenciou o profissional da Dixie Toga, Reinaldo Figueiredo.
Para Adriana Fernandes, da Tecban, a integração promovida pelo Sindpd quando do lançamento das campanhas salariais e no decorrer do ano tem sido de muita relevância já que permite a participação de todos o trabalhadores na discussão da pauta. "Eu acho a atuação do Sindpd muito importante, até porque não existe sindicato que faz este trabalho de Campanha Salarial. Acho legal porque todos podem participar, não participa quem não quer", elogiou Fernandes, tal como sua colega de empresa, a funcionária Goreti Vieira: "A Campanha Salarial tem beneficiado muito os trabalhadores. Este é um Sindicato que está sempre olhando pelo funcionário", completou.
Uma das grandes conquistas dos trabalhadores foi a garantia do vale-refeição para toda a categoria. Sobre a extensão deste benefício, antes condicionado a quantidade de funcionários registrados na empresa, o profissional da Bematech, Adriano Machado observa o valor desta vitória para a garantia de uma rotina saudável. "Este ano, apesar da demora do acerto final, eu vejo que o Sindicato batalhou por nossa categoria. Eu trabalho em São Paulo e não tem como levar marmita, nem se quiséssemos, então a conquista do vale-refeição para todos foi essencial", contou.
Embora a Campanha Salarial das empresas estatais de TI obedeçam a processos e data-base diferentes das demais companhias, o compromisso com que a diretoria do Sindpd tem conduzido as negociações ganhou a notoriedade e o respeito por parte daqueles que enxergam a seriedade da luta. Sob esta visão, a analista de informática da Prodesp, Regina Sudaia, legitimou: "Estou bastante satisfeita com a campanha deste ano. Inclusive quero agradecer ao Neto pelo empenho em reconduzir o conselho de representantes dos trabalhadores da Prodesp. Agradeço imensamente o apoio que o Sindicato tem dado à nossa luta. Espero que a Campanha de 2015 seja muito melhor, pois somos profissionais fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e do mundo", declarou.
A visão sobre a jornada de resistência da Entidade ao longo dos 30 anos também encontrou apoio nas palavras da aposentada Josefa Cecília de Barros, ex-funcionária da Fidelity. "O Sindpd é muito atuante; sempre nos mantém muito bem informados sobre toda a movimentação em prol dos trabalhadores e eu fico muito feliz com isto. Apesar de não estar mais na ativa, eu tenho muito orgulho do meu sindicato ser tão firme", avaliou Josefa.
Segundo Marta Saeger, profissional da Serpro, apesar dos resultados positivos assegurados neste ano, é preciso estar atento aos desafios que se anunciam às próximas negociações. "Este ano foi excelente, muito positivo para a categoria. [Mas], eu acredito que o Sindicato vai ter mais trabalho por conta do cenário político. A campanha vai ser mais acirrada ainda. Acho que temos que batalhar muito ainda pelo benefício do Plano de Saúde. O medo geral da categoria é a questão da saúde, por isso precisamos fortalecer", apontou Saeger.
Confira abaixo as declarações de quem participou da 18ª SindpdFest:
Adriana Diamente, HP
"Venho no Sindpfest há quatro anos eu curto muito a festa, reencontro amigos que estão trabalhando em outras empresas. Vim ver o Jota Quest. Os prêmios estão muito bons".
Ideli Morreti Barros, Bayeux & Lourenço associados
"É a segunda vez que participo da festa. Acompanho a Campanha Salarial, e espero que em 2015 a campanha não mantenha apenas as conquistas atuais, mas traga mais benefícios".
Valdomiro, CMA Solutions
"Espero que seja uma grande festa, minha esposa vai amar o show da Anitta! Estou acompanhando a Campanha Salarial".
Luzia Aparecida Antônia, Serpro
"Venho todos os anos, adoro muito a festa. A gente sempre acha que merecia um reajuste melhor. Todo ano acreditamos que precisava ser melhor o aumento. Esse ano até que o reajuste foi melhor. Esperamos conquistar mais".
Edneia Ferreira da Silva, Prodesp
"A Campanha Salarial foi positiva este ano e conseguiu tudo que foi reivindicado. Espero que em 2015 a Campanha seja melhor que a deste ano".
Patrícia Teixeira, Prime
"Acredito que o Sindicato tem lutado e se esforçado para conquistar cada vez mais direitos para os trabalhadores. Estamos aqui hoje comemorando as vitórias da campanha deste ano e espero que ano que vem estejamos aqui comemorando ainda mais".
Samuel de Lima, Bélgica
"Meu primeiro ano no Sindpdfest. Estou curtindo a festa, vim pela Anitta. Acompanho as notícias do Sindicato e as ações pelo site".
Bruna Palermo, CCI
"Imagino que a Campanha Salarial tem sido positiva para os trabalhadores, e o Sindicato tem lutado por melhorias. A expectativa é que 2015 seja melhor".
Gorete Vieira, Tecban
"O ambiente da festa está ótimo, tudo muito bonito. Vim para ver o Jota Quest. A Campanha Salarial tem beneficiado muito os trabalhadores. É um Sindicato que está sempre olhando pelo funcionário".
Hamilton Ramos, Xerox CS do Brasil
"Para nós, a Campanha Salarial de 2014 foi superpositiva. Tudo que os trabalhadores pediram foi atendido. Para 2015, eu espero que estejamos nas mesmas metas, espero que a categoria conquiste cada vez mais benefícios".
Luiz Carlos de Araújo, Prodesp
"O sindicato se empenhou ao máximo para conquistar melhorias. O Sindicato faz o possível e o impossível para ajudar os trabalhadores. Muitas pessoas criticam porque nunca precisaram dele ou enxergam só as coisas ruins".
William Bezerra, Sonda
"Acho que a campanha salarial de 2014 poderia ter conquistado mais. As empresas lucram muito e temos que brigar por aumento maior. Os empregados precisam se unir mais ao Sindicato".
Valdir Ramalho dos Santos, Prodesp.
"O Sindpd trabalhou bastante para os funcionários da categoria, trabalhou muito bem".
Messias Martins Rodrigues, Prodam.
"Eu acho que todos tinham que ser sindicalizados, porque o Sindicato, na realidade, é o que representa a classe trabalhadora. Eu sou filiado desde o primeiro dia em que comecei a trabalhar na empresa".
Wellington Vinícius de Oliveira, Prime Informática.
"O Sindicato brigou por muita coisa para a categoria. A gente viu que o Sindicato bateu o pé e a empresa brigou. Mas eu acho que foi um ano bom, tanto para o empresarial quanto para o funcionário".
Inês Correia Ferreira, Grupo Meta.
"Cada ano que passa o Sindicato está mostrando mais serviço e isto é muito interessante para todo mundo, especialmente para os associados".
Mauro Florentino, Prodesp.
"O Sindicato está atuando muito bem e vamos melhorar ainda mais este ano que vem aí."
Paulo Victor, Sonda IT.
"Eu gosto bastante do Sindpd. Há anos eu participo de todas as atividades promovidas, até a parte do futebol. O plano do Sindicato está indo muito bem, os reajustes ao longo destes anos foram bons e a gente espera que no próximo ano seja ainda melhor".
Andreza Kauano, Sophus Tecnologia.
"Demorou, mas, pelo menos, o Sindicato conseguiu o que todo mundo queria. A integração entre o Sindpd é perfeita, pois nunca deixa o funcionário na mão".
Anselmo, Prodesp
"Estamos com uma expectativa ótima para a noite de hoje e para a Campanha Salarial de 2015. Espero, para toda nossa categoria, que os benefícios possam ser iguais para todos".
,,,,,,,,,,,,