Em mais um evento da Maratona 8 de Março, o Sindicato de Tecnologia dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) promoveu uma palestra sobre escrita terapêutica para as trabalhadoras da Amdocs Brasil nesta quinta-feira (13). A palestra foi ministrada pela psicanalista e pedagoga Maria Auxiliadora Camargo, que apresentou os benefícios da técnica para a saúde mental.
Chefe de Recursos Humanos da Amdocs, Filipe Freire contou que aceitou imediatamente a parceria quando foi procurado pela diretora executiva do Sindpd Priscila Sena Mansonetto e pelos diretores Paulo César de Almeida e Juliana Pinho para participar da Maratona 8 M, organizada pelo sindicato para promover a inclusão feminina e respeito no setor de TI.
“Participar dessa iniciativa foi um convite irrecusável. A saúde mental é um tema de importância fundamental nos nossos tempos, especialmente para as mulheres que acumulam tantos papeis”, disse.
Priscila admitiu que inicialmente não entendeu a sugestão do tema, feita por Filipe e Juliana, mas no mesmo dia recuperou cartas que tinha guardadas que havia escrito quando era criança para uma amiga que morava em outra cidade. Relendo as cartas, ela relembrou os sentimentos e pensamentos que tinha na época, e percebeu como a escrita ajuda na autoexpressão.
Leia: Comunicação assertiva é chave para mulheres no trabalho
Maria Auxiliadora explicou que a escrita terapêutica consiste em colocar no papel sentimentos, pensamentos e reflexões de forma livre, sem julgamentos. Diferente da escrita técnica ou criativa, o foco da escrita terapêutica é a autoexploração e a gestão das emoções.
“O homem é um ser social que precisa fazer conexões. Por que não fazer essa conexão consigo mesmo? Essa é uma ferramenta poderosa e acessível a todo mundo de redução do estresse e da ansiedade”, falou a terapeuta.
Duas trabalhadoras compartilharam que já são adeptas da escrita terapêutica, sendo que uma delas inclusive mantém um caderno junto a si na sua mesa de trabalho, o que a ajuda a processar os desafios e sentimentos do dia a dia.
Segundo a psicanalista, a escrita terapêutica traz benefícios como: contribuir para o autoconhecimento, equilibrar as emoções, organizar os pensamentos, melhorar a comunicação e aumentar a disciplina.
Techday
Após eventos em diversas empresas durante todo o mês, a Maratona 8 de Março será encerrada no dia 29 com o Techday, que reunirá convidadas renomadas no setor de TI e empresarial. O encontro será no Hotel Meliá Ibirapuera, a partir das 9h.
Todas as trabalhadoras na base do Sindpd estão convidadas a participar! Basta fazer sua inscrição clicando aqui.
A programação completa será divulgada em breve na página especial da Maratona 8M (acesse aqui).
Na ocasião, haverá ainda o sorteio de dois iPhones 16, um para todas as mulheres sócias e contribuintes que realizaram o cadastro prévio durante as atividades da maratona, e outro para aquelas que estiverem presentes no Techday.
Se a sua empresa não está incluída no calendário de atividades, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp (11) 3823-5600.