Responsabilidade Social
10 de Maio de 2024
Sindpd participa da campanha Maio Lilás do MPT

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) aderiu à campanha Maio Lilás, uma iniciativa promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o intuito de fomentar a conscientização e engajamento dos trabalhadores em questões relacionadas aos direitos trabalhistas e a organização sindical.

Em apoio a essa causa, o Sindpd iluminará neste mês a coluna central de seu prédio com a cor da campanha, refletindo assim seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o incentivo à organização sindical. Esta ação simbólica é realizada em conjunto com a exibição e iluminação do Painel "Os Tempos Modernos da Luta dos Trabalhadores", uma obra que presta homenagem à história de luta e resistência dos trabalhadores.

Inaugurado em agosto do ano passado, o mural, concebido pelo artista Beto Silva, é inspirado nos clássicos filmes de Charlie Chaplin, como "Tempos Modernos (1936)". O painel retrata a evolução tecnológica e seu impacto nas relações de trabalho, explorando temas contemporâneos como a robotização, inteligência artificial e "uberização" das relações trabalhistas. Através dessa obra de arte, o Sindpd busca estimular discussões significativas sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos trabalhadores no século XXI.

A campanha Maio Lilás, realizada anualmente pelo MPT desde 2017, tem como objetivo central mobilizar os trabalhadores em torno de questões que afetam diretamente seus direitos e condições de trabalho. Neste ano, o foco recai sobre a importância da participação dos jovens em atividades sindicais, sob o lema "Dê um play nos seus direitos".

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam uma tendência preocupante de queda na filiação sindical entre jovens trabalhadores, sinalizando a necessidade de iniciativas que os envolvam e empoderem no movimento sindical. A campanha Maio Lilás busca, portanto, reverter essa tendência, oferecendo uma série de eventos e atividades destinadas a engajar os jovens e promover sua participação ativa nas lutas trabalhistas.

Através de debates, palestras, lançamentos de cartilhas e ações nas redes sociais, a campanha visa estimular o diálogo entre os jovens trabalhadores e os sindicatos, fortalecendo assim a representatividade dessas organizações e garantindo um futuro mais justo e equitativo para todos os trabalhadores.

Para mais informações sobre a campanha Maio Lilás e as atividades promovidas pelo Sindpd, acompanhe nosso site.