19 de Janeiro de 2024
3ª Rodada: Patrões travam negociação e insistem em VR miserável
Com 3,7% negociação não avança. Proposta de reajuste de VR fica em R$0,88

Nesta sexta-feira (19), a Comissão Negocial do Sindpd participou da 3ª rodada de negociação da Campanha Salarial 2024 com representantes do Seprosp. De forma intransigente, o sindicato patronal apresentou uma nova proposta com um reajuste de 3,7% nas cláusulas econômicas, longe do aumento real pleiteado pelos trabalhadores.

No início da reunião, o Seprosp solicitou que o Sindpd não divulgue as empresas que participam da Comissão Patronal por causa da repercussão negativa que vem ocorrendo e elas NÃO GOSTAM.

O presidente do Sindpd lembrou na abertura da reunião o anúncio do Presidente do Congresso Nacional, o Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que informou à imprensa de um acordo entre o legislativo e o Governo Federal pela retirada da MP que reonerava a folha de pagamento. "A desculpa acabou", lembrou Neto.

"Na mesa passada, você (Luigi Nese) entregou um trabalho que vocês fazem que diz que as empresas estão dando mais (reajuste real) que todo mundo. A média do salário de entrada caiu 1,2%. Aquilo que eu disse está refletido exatamente aqui: A empresa demite em março aqui e contrata com um salário menor. A média de entrante (salários iniciais) é menor (...). As empresas demitem com salários maiores e contratam com menores", criticou Neto. "O índice está muito baixo. Se você acha que o índice de 7,5% está muito além da expectativa de vocês. O de vocês está muito baixo.", emendou.

Assista trechos da terceira rodada de negociação:

A repercussão nas redes sociais sobre a negativa de reajustar o VR dos trabalhadores repercutiu também na mesa de negociação.

"O valor que você está oferecendo para aumentar o vale-refeição é de R$ 0,88 (oitenta e oito centavos). Eu vou dizer para você... essa repercussão que você acabou de dizer (post no twitter com mais de 4 milhões de visualizações) é justamente em função da polêmica sobre o vale-refeição. Você fala do PAT, mas 98% das empresas do nosso setor não usam o PAT, pois são empresas de lucro presumido, quase nenhuma usa. Precisamos acabar com esses mitos. Tem empresa que paga o vale de 23,93 e ainda desconta 20% na folha do trabalhador. ", cobrou Neto.

Importante: A Convenção determina atualmente o valor mínimo por dia do VR em R$23,93. Ou seja, se a empresa paga R$23,93 não pode fazer desconto em folha. R$23,93 é livre de descontos. Se você estiver passando por esta situação, denuncie para nós pelo Whatsapp (11) 3823-5600 ou pelo e-mail [email protected]

Além dos avanços da última rodada, o patronal também aceitou as mudanças na cláusula de "ausências legais" que passam a ser por dias úteis e não corridos.

No fim da reunião, o presidente do Sindpd, em um último esforço, apresentou uma proposta para um acordo: "Vocês sempre reclamam de previsibilidade. Não tem problema. Fechamos um acordo para dois anos. Para 2024, INPC + 1,29% com o VR de 30 reais e para 2025, INPC + 1% com o VR de 35 reais.", propôs Neto.

O patronal levará a proposta para discussão. Ficou acordado que a próxima mesa de negociação será na próxima quarta-feira (24/01) às 14h30.