PLR
28 de Fevereiro de 2024
CI&T promove assédio antissindical para cortar PLR dos trabalhadores
Sindicato atuará para garantir direito

A CI&T, uma conhecida empresa no setor de TI, causou frustração e perplexidade nos trabalhadores ao informar os valores que serão pagos do PLR 2023. Sem a participação e negociação do Sindpd/SP, a companhia implementou o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), contrariando a decisão do Carf, que exige a participação da entidade sindical. A negociação sem participação do Sindpd resultou em uma redução drástica do PLR pago aos trabalhadores, passando de 52% do salário para meros 3%. Uma redução superior a 90%.

Só para se ter uma ideia, se o resultado divulgado pela empresa fosse aplicado na calculadora do ano passado, em vez de 3%, os trabalhadores receberiam 10% do salário. Ou seja, mais de 3X o valor recebido neste ano.

Essa atitude é não apenas surpreendente, mas também desrespeitosa com os direitos e interesses dos trabalhadores, evidenciando uma clara falta de diálogo e transparência por parte da empresa. O Sindpd/SP, enquanto representante legítimo dos trabalhadores, não foi envolvido no processo de decisão, o que vai contra os princípios básicos de negociação coletiva e da própria Convenção Coletiva de Trabalho.

É ainda mais preocupante saber, segundo relato de trabalhadores, que a CI&T justificou internamente a exclusão da participação sindical alegando discordância com a taxa negocial da PLR para os trabalhadores que não contribuem com a manutenção do Sindpd (6% do valor da PLR, limitado a 600 reais), processo que foi referendado recentemente pelo Ministério Público do Trabalho, uma vez que a cobrança só é realizada para quem não contribui para o Sindpd. No entanto, os fatos revelam que a verdadeira intenção da empresa foi evitar qualquer tipo de negociação com o Sindpd/SP, visando cortar a PLR em mais de 90%, em detrimento dos direitos e do bem-estar dos colaboradores.

O Sindpd/SP reitera seu compromisso em defender os interesses dos trabalhadores e tomará todas as medidas cabíveis para garantir que a CI&T respeite os direitos trabalhistas e promova um ambiente de boa-fé e respeito à negociação coletiva. Nosso departamento jurídico já está empenhado no caso.

Para nos comunicarmos com os trabalhadores, estamos criando um canal no Whatsapp para informes e notícias (participação anônima). Caso os trabalhadores precisem nos contatar, podem nos acionar pela Central de Atendimento do Whatsapp do Sindpd.