19 de Dezembro de 2023
Sindpd bate recorde no número de acordos de PLR e trabalhadores beneficiados
Cerca de 80 mil trabalhadores foram beneficiados com mais de 900 acordos assinados em 2023

O Sindpd atingiu um marco significativo em 2023, registrando um recorde impressionante de mais de 900 acordos de PLR assinados, beneficiando cerca de 80 mil trabalhadores. Esses números representam um triunfo marcante para a categoria, revelando conquistas substanciais nos acordos de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em diversas empresas.

O presidente do Sindpd comemorou esses resultados expressivos. "Estamos muito satisfeitos com o impacto positivo que conseguimos gerar para nossos trabalhadores. No entanto, nossa visão é de um crescimento ainda maior para o próximo ano. As mudanças propostas e as reivindicações da Campanha Salarial 2024 serão fundamentais para alcançarmos novos patamares de benefícios para a categoria."

Vale lembrar que a Participação nos Lucros e Resultados obrigatória é uma conquista histórica do Sindpd para a categoria, e possui o DNA do sindicato desde sua formulação como lei quando o atual presidente da entidade, Antonio Neto, participou ativamente da criação dessa legislação ao lado do então presidente Itamar Franco, que através da MP 794 de 29 de dezembro de 1994, deu ao trabalhador o direito a participação nos lucros e resultados das empresas.

Dez anos depois, durante uma greve que envolveu parcelas grandes do setor de TI no estado de São Paulo, o que era direito virou obrigatoriedade garantida pela CCT conquista entre trabalhadores e o sindicato.

Atualmente, a Convenção Coletiva estabelece apenas a necessidade de negociação da PLR. O Sindpd está solicitando não apenas a abertura de negociação para a implementação de programas de PLR, mas que as empresas devem estabelecer Planos de Participação nos Lucros e Resultados de acordo com suas estruturas e realidades internas.

Para as empresas que não negociarem a PLR, a cláusula estipula o pagamento de um valor fixo anual, correspondente ao salário normativo de cada função. Além disso, as empresas abrangidas pela Convenção Coletiva que já praticam a Participação nos Lucros ou Resultados em outras empresas do grupo são obrigadas a estender esses benefícios aos seus trabalhadores.

Além disso, o Sindpd prepara uma série de ações judiciais contra as empresas que se recusaram a negociar ao longo do ano. O departamento jurídico já iniciou um número significativo de processos e tem enviado notificações extrajudiciais às empresas em questão.

No entanto, para as empresas que desejam corrigir o descumprimento e negociar a PLR, o sindicato está aberto ao diálogo. A diretoria do Sindpd está disponível para iniciar negociações e resolver eventuais impasses.

Entre os acordos de destaque em 2023, empresas como ADP, Oracle, Nubank e Stefanini estão entre aquelas em que o Sindpd conquistou avanços substanciais. Na Stefanini, a conquista da PLR representa um marco após mais de uma década de luta por melhores condições para os trabalhadores.

Os resultados alcançados em 2023 são um reflexo do empenho do Sindpd na defesa dos direitos dos trabalhadores, e a expectativa para 2024 é de avanços ainda mais significativos, visando garantir benefícios justos e condições dignas para a categoria.

Se a sua empresa não negociou/pagou PLR, entre em contato com o Sindpd pelo nosso Whatsapp para denunciar. 100% anônimo!

Os nossos Canais disponíveis para abertura de negociação são o e-mail: [email protected] e o Whatsapp (11) 3823-5600