Foi apresentado na tarde da última quarta-feira, dia 03, o 7º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O anúncio foi feito pela Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que estava acompanhada de mais nove ministros.
O Balanço apontou que dentre das 2.446 ações que estão sendo monitoradas, 14% foram concluídas e 77% estão com execução adequada. Ou seja, levando em consideração a execução orçamentária do programa, 15% das ações estão concluídas, o que corresponde a R$ 62,9 bilhões, 79% têm ritmo adequado, 4% merecem atenção e 2% estão em situação preocupante.
O programa tem sido fundamental para o desenvolvimento da infra-estrutura no Brasil. Segundo o Ministro Mantega, o PAC tem estimulado a economia e colaborado para que o país não fosse tão afetado pela crise internacional. “O principal impacto do PAC continua sendo o estímulo ao crescimento do investimento que estava próximo a 16% do PIB e foi para 19% em 2008. Então, um crescimento razoável da formação bruta de capital fixo, que é o investimento”.
Entre as obras de infra-estrutura que já estão concluídas, o destaque é para os mais de 4 mil quilômetros de rodovias já entregues, que correspondem a um investimento de R$ 7,3 bilhões. A ministra Dilma Roussef também destacou a conclusão de gasodutos no Rio de Janeiro e no Ceará. “Essas obras eram consideradas impossíveis de serem realizadas. E o que se comprova é que foram perfeitamente realizadas, e isso significa um aumento importante na segurança energética do país.”
NULL