Preocupados com o futuro da empresa Datamec, uma vez que seu maior contrato de serviço – com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – vence em dezembro deste ano, os sindicatos de tecnologia da informação de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, juntamente com a Fenadados e Feittinf, realizaram uma reunião com a Datamec para discutir a situação dos funcionários que hoje trabalham na empresa.
A preocupação dos sindicalistas é com o futuro dos trabalhadores, que podem perder o emprego. “Se algo não for feito, esses trabalhadores podem ser demitidos. Boa parte desses funcionários trabalham na empresa há mais de 20 anos, dedicando sua vida para o fortalecimento da empresa. A Fenadados e sindicato estão preocupados com a Datamec”, destaca o diretor do Sindpd, Celso Lopes.
A Datamec desenvolveu para o MTE, o Sistema de Gestão de Ações e Emprego (Sigae) responsável pelo Seguro Desemprego, Incorporação de Mão de Obra e Qualificação e Requalificação Profissional. Estes serviços estão implantados nas secretarias estaduais, prefeituras municipais e centrais sindicais de todo o país. Esse sistema foi vendido para o MTE há alguns anos. Hoje a Datamec é responsável apenas pelo processamento das informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Seguro Desemprego. O contrato é referente aos serviços de desenvolvimento, manutenção e treinamento, que emprega 170 funcionários em todo o país.
Durante a reunião, o Sindpd pediu explicações a Datamec sobre os rumos que a empresa pretende tomar. Os sindicatos solicitaram que a empresa dê um posicionamento se existe alguma chance de renovação do contrato com o MTE. Além de notificar o que será feito com esses funcionários que estão trabalhando atualmente. E se pretendem vender os serviços para o mercado. A empresa pediu prazo de uma semana para repassar uma resposta.
Além disso, o representante do Sindpd pediu explicações a empresa com relação a outros problemas que também vem acontecendo como falta de pagamento e descontos indevidos em folha dos funcionários de toda empresa e em todos os estados. A Data Base que vence agora em maio também foi outro ponto do debate da reunião.
A Datamec foi criada em 1959. É controlada indiretamente pela União e foi vinculada à Caixa Econômica Federal de 1978 até 1999. A Unisys Brasil adquiriu o controle acionário da Datamec em junho de 1999. Em 1996, a Datamec firmou o contrato com o MTE. Hoje, a empresa é considerada uma das maiores provedoras de serviços de mão-de-obra terceirizada em tecnologia de todo pais. A Datamec possui atualmente dois contratos, um com a Caixa Econômica Federal e outro com o MTE (que encerra em dezembro).
NULL