Desde o dia primeiro, a diretoria do Sindpd, reunida com os profissionais da categoria de TI, realizou mais assembleias para fechar acordos de Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) na capital e em cidades do interior. A 55 Social, A100 Row Serviços de Dados, Grupo Deal, Alternate, Texs, Ingresso Rápido Promoção de Eventos e Folhamatic foram algumas das empresas que tiveram suas propostas aprovadas pelos trabalhadores.
55 Social
A empresa de tecnologia com foco em conteúdo, marketing e aplicativos de redes sociais, realizou no último dia 5 de novembro, a assembleia para definir métricas e valores da PLR 2013. De acordo com a reunião que aconteceu na sede da empresa, na Av. Paulista, em São Paulo, os 63 funcionários deverão receber o direito em uma única parcela, no dia 24 de janeiro de 2014.
O acordo foi firmado pela primeira vez na companhia e a proposta visa pagar o valor de um salário referencial. Segundo o diretor do Sindpd Roberto Dantas, "o acordo possui metas factíveis de serem cumpridas e vem ao encontro das expectativas dos empregados, que percebem nisso, a valoração do seu trabalho", ressaltou.
Para Camila Reis, representante do RH da empresa, a participação do sindicato foi fundamental no acordo. "A PLR envolve, principalmente, a rotina de nossos colaboradores. São eles que serão avaliados por desempenho e dedicação. Por isso, foi fundamental dividir com eles as decisões que envolvem a Participação nos Lucros. E o respaldo do sindicato nesse processo tornou a decisão mais justa e colaborativa", disse.
A100 Row Serviços
O Sindpd realizou assembleia com os funcionários da A100 Row Serviços de Dados Brasil Ltda., no dia primeiro de novembro. A reunião aconteceu na sede da empresa, na Av. Ceci, na região de Barueri, e na Rua Guido Camargo Penteado Sobrinho, em Barão Geraldo, Campinas. Nos dois locais foram discutidos Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) e regime de turno de revezamento.
Por se tratar do primeiro acordo de PLR da companhia, o sindicato, por meio dos diretores Jose Gustavo Oliveira Netto e Paulo César de Almeida, reiterou a importância do pagamento aos trabalhadores. "Procuramos conscientizar a companhia de que é um programa para ser implantado de forma inteligente, estratégico, motivacional e com o principal objetivo que é fazer os trabalhadores participarem ativamente na busca dos resultados", disse Paulo Cesar.
Referente ao exercício de 2013, a PLR será efetuada em uma única parcela em 31/03/2014. As métricas estabelecidas no acordo garantem o pagamento, aos 47 funcionários, do valor de R$ 500 não havendo absenteísmo, impontualidade e faltas. Já para o acordo de turnos de revezamento, foi definido em assembleia que a empresa adotará o sistema de horário de trabalho em regime de turnos por um período de dois anos.
DEAL Technologies e DEAL Consulting
As duas empresas pertencentes ao grupo Deal tiveram assembleia unificada para discutir a renovação do acordo de PLR da companhia. Realizada no dia 7 de novembro, a reunião contou com a participação dos diretores do Sindpd Edison Galli, Sergio Stolagli e Sue Ellen Naka, além da comissão dos trabalhadores composta por Gustavo Palazon e Fabiana Pereira.
Desta vez, o acordo será pago em uma única parcela agendada para março de 2014, e será referente ao período de 01/01/2013 a 31/12/2013. As métricas estabelecidas no acordo garantem pagamento aos 227 funcionários, sendo distribuídos 2% do lucro obtido se atingidas as seguintes metas: faturamento bruto de 50 milhões (peso 70%) e custo fixo em relação ao faturamento no valor de até 10,66% (peso 30%).
Segundo o diretor Galli, havia uma preocupação da empresa em estipular os valores do faturamento. "Deixei claro para a companhia que se um acordo de PLR for assinado no início do ano e, no decorrer deste mesmo ano, a empresa notar que as metas não serão factíveis, nós estamos dispostos a renegociar as cláusulas acordadas", explicou.
Alternate
Os diretores Loide Belchior e Abaitaguara do Amaral estiveram, no dia 31 de outubro, reunidos em assembleia com os trabalhadores da empresa Alternate Sistemas e Informática Ltda., em Jundiaí, interior de São Paulo. A reunião, que ocorreu das 10h00 às 13h00, dividiu os trabalhadores em 4 grupos para discutir e aprovar a renovação do acordo de PLR referente ao ano de 2013.
A proposta apresentada pela empresa foi aprovada pela maioria dos trabalhadores presentes, tendo uma melhora significativa de mais de 20% no valor do pagamento em relação ao ano passado. Desta vez, o pagamento será efetuado em uma única parcela no dia 15 de março de 2014.
Texs
Os trabalhadores da empresa Texs Serviços de Informática receberam os diretores do Sindpd, Loide Belchior e Abaitaguara do Amaral, no dia 7 de novembro, na sede da empresa para fecharem o acordo de renovação do plano de PLR referente ao exercício de 2013.
De acordo com a proposta apresentada e aprovada, serão distribuídos 10% do resultado do período trabalhado (2013) para todos os trabalhadores. O valor a ser pago seguirá alguns critérios estabelecidos pela empresa e terá pagamento dividido em duas parcelas, a primeira será até 31 de março de 2014 e a segunda até 30 de setembro do mesmo ano.
Segundo Loide, a aprovação mostrou que a empresa tem a preocupação em motivar seus funcionários. "A renovação do acordo foi aprovada por unanimidade e ressaltou a necessidade de se ter um sindicato atuante e transparência para com o funcionário", garantiu.
Ingresso Rápido
A assembleia realizada na empresa Ingresso Rápido Promoção de Eventos resultou na aprovação unanime da renovação do acordo de pagamento de PLR pela companhia. Os 43 funcionários deverão receber o direito até dia 28 de fevereiro de 2014, cuja referência será sobre o período trabalhado de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro do mesmo ano.
As métricas estabelecidas contemplam um valor de R$ 600 para cada funcionário e as metas a serem atingidas pelos empregados e pela empresa deverão ser implantadas na PLR de 2014 para pagamento em 2015, cuja minuta já está em negociação.
Para Walter Volpe, diretor do Sindpd de São Paulo, houve aumento significativo se comparado com o pagamento da PLR de 2012. "Houve um aumento de 50% em relação ao ano anterior e a empresa pretende tornar mais justa essa distribuição com a inclusão das métricas. Sinal que estamos avançando", concluiu.
Folhamatic
A empresa de Americana, interior de São Paulo, realizou assembleia no último dia 7 de novembro e contou com a presença dos diretores do Sindpd José Gustavo Oliveira Netto e Mirian Vieira, além da comissão de representantes dos trabalhadores composta por 22 funcionários. Entre outros motivos, a reunião serviu para discutir algumas reivindicações e aprovar a nova proposta de PLR referente a 2013.
Este ano, serão beneficiados os 480 funcionários da companhia, que receberão o valor em uma única parcela até dia 31 de março de 2014. De acordo com Mirian, a assembleia foi bem representada pela categoria. "Contamos com a presença de 50 % dos funcionários na assembleia e a comissão deu um voto de confiança para a empresa, buscando manter a satisfação de todos os trabalhadores", disse.
,,,,,,,,,,