Representantes da empresa Datamec estiveram, no dia 20 de maio, na sede do Sindpd para realização da mesa de negociação da Campanha Salarial 2015 com os representantes dos funcionários e do Sindicato. O encontro foi antecipado por conta das demissões anunciadas pela empresa durante processo de negociação salarial.
A Datamec anunciou a redução de 8% no quadro de empregados a nível mundial, alegando reestruturações internas a fim de buscar melhorias nos processos. Para os representantes dos trabalhadores, isso representa quebra de confiança. "Em função disso, estamos aqui reivindicando a suspensão das demissões e readmissão dos demitidos", frisou a representação dos trabalhadores, em ata.
"Nós retomaremos as negociações com a promessa de suspensão das demissões até que se concluam os ajustes necessários", disse o diretor que está acompanhando as reuniões, Celso Lopes.
A fim de reparar os danos causados pela demissão dos trabalhadores, foram negociados os seguintes pontos:
– Manutenção do plano de saúde por seis meses aos demitidos;
– Pagamento do tíquete-refeição por três meses;
– Complementação da contribuição previdenciária dos demitidos prestes a se aposentar;
– Garantia de requalificação para realocação no mercado de trabalho.
A empresa reiterou o compromisso com os trabalhadores e o Sindicato, aceitando os termos apresentados sobre as demissões. No entanto adiantou "a dificuldade financeira em conceder algo", se comprometendo a avaliar a proposta do Sindicato.
A próxima mesa de negociação será realizada no dia 2 de junho, às 10h, na sede do Sindpd.
NULL