Nesta quarta-feira (26), as trabalhadoras da Loja Integrada acompanharam mais um evento da Maratona 8 de Março, ação promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) para incentivar a inclusão e respeito às mulheres no mercado de TI.
A reunião foi realizada de forma virtual em parceria com a a Loja Integrada e teve como tema as múltiplas jornadas enfrentadas pelas mulheres desde que elas ingressaram no mercado de trabalho.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e pedagoga Maria Auxiliadora Camargo, com a participação da diretora do Sindpd Priscila Sena Mansonetto, que é coordenadora da Maratona. Priscila ressaltou que a intenção dos encontros é promover a conscientização entre todos – mulheres e homens – de igualdade no trabalho e também em casa.
LEIA: Carmela Borst, CEO da SoulCode, estará no Techday
Após apresentar uma breve história do processo de entrada das mulheres no mercado de trabalho, Maria Auxiliadora lembrou como alguns direitos hoje considerados básicos são conquistas muito recentes para as mulheres, como o direito ao voto, em 1932, e o direito ao trabalho, em 1962, quando elas passaram a poder trabalhar sem a autorização do marido.
Até que as mulheres começassem a trabalhar fora de casa, sua função era se dedicar exclusivamente à casa e à família, e os reflexos dessa cultura tão enraizada permanecem até hoje. Assim, ainda é comum que elas próprias se cobrem a dar conta de tudo, o que é conhecido como “Síndrome de Mulher-Maravilha” ou “Síndrome da Salvadora”.
Os efeitos da sobrecarga acabam se refletindo na saúde mental e até mesmo física das trabalhadoras, que podem desenvolver problemas como ansiedade, depressão e síndrome de burnout (síndrome do esgotamento).
A psicanalista ressaltou que, além de aceitar ajuda e não se culpar pelo que não conseguiu fazer, é essencial dedicar um tempo para cuidar de si mesma, seja para fazer um exercício físico, assistir a uma série ou se dedicar a seu hobbie favorito, geralmente a primeira coisa ser deixada de lado quando se tem muitas tarefas a fazer. De acordo com ela, a melhor forma de evitar a sobrecarga é estabelecer prioridades, sendo o autocuidado a prioridade número um.
Techday
Durante a palestra, as trabalhadoras foram convidadas para o Techday, um encontro com convidadas renomadas que marcará o encerramento da Maratona 8 de Março. O evento será no dia 29 de março no Hotel Meliá Ibirapuera, a partir das 9h.
(Inscreva-se no Techday clicando aqui).
Além dos painéis especiais, o Techday terá coffee break e almoço gratuitos e uma apresentação de stand-up com a comediante Ju Querido.
Na ocasião, o Sindpd também fará o sorteio de dois iPhones 16, um para todas as mulheres sócias e contribuintes que participaram dos eventos e realizaram o cadastro prévio durante as atividades da maratona, e outro para aquelas que estiverem presentes no evento.