23 de Janeiro de 2024
Vídeo: Assista trechos da 3ª rodada de negociação entre Sindpd e Seprosp
Patrões fizeram proposta de reajuste de 3,7% nas cláusulas econômicas, longe do aumento real pleiteado pelos trabalhadores

Na última sexta-feira (19), Sindpd e Seprosp se reuniram para a 3ª rodada da negociação coletiva da Campanha Salarial 2024. O sindicato patronal apresentou uma nova proposta com um reajuste de 3,7% nas cláusulas econômicas, longe do aumento real pleiteado pelos trabalhadores.

A proposta foi prontamente negada pelo presidente do Sindpd, Antonio Neto. A pauta de reivindicações aprovada pelos trabalhadores da categoria prevê um aumento salarial de 7,5%.

Assista trechos da terceira rodada de negociação:

"Na mesa passada, você (Luigi Nese) entregou um trabalho que vocês fazem que diz que as empresas estão dando mais (reajuste real) que todo mundo. A média do salário de entrada caiu 1,2%. Aquilo que eu disse está refletido exatamente aqui: A empresa demite em março aqui e contrata com um salário menor. A média de entrante (salários iniciais) é menor (...). As empresas demitem com salários maiores e contratam com menores", criticou Neto. "O índice está muito baixo. Se você acha que o índice de 7,5% está muito além da expectativa de vocês. O de vocês está muito baixo.", emendou.

A repercussão nas redes sociais sobre a negativa de reajustar o VR dos trabalhadores repercutiu também na mesa de negociação.

"O valor que você está oferecendo para aumentar o vale-refeição é de R$ 0,88 (oitenta e oito centavos). Eu vou dizer para você... essa repercussão que você acabou de dizer (post no twitter com mais de 4 milhões de visualizações) é justamente em função da polêmica sobre o vale-refeição. Você fala do PAT, mas 98% das empresas do nosso setor não usam o PAT, pois são empresas de lucro presumido, quase nenhuma usa. Precisamos acabar com esses mitos. Tem empresa que paga o vale de 23,93 e ainda desconta 20% na folha do trabalhador. ", cobrou Neto.

No fim da reunião, o presidente do Sindpd, em um último esforço, apresentou uma proposta para um acordo:

"Vocês sempre reclamam de previsibilidade. Não tem problema. Fechamos um acordo para dois anos. Para 2024, INPC + 1,29% com o VR de 30 reais e para 2025, INPC + 1% com o VR de 35 reais.", propôs Neto.

O patronal levará a proposta para discussão. Ficou acordado que a próxima mesa de negociação será na próxima quarta-feira (24) às 14h30.